...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern Caicó reúne debates e apresentações durante Conferência Territorial de Ciência, Tecnologia e Inovação

Com apresentações de projetos e discussões acerca da importância da inovação para as atividades desempenhadas no meio acadêmico, sobretudo contemplando ações que geram impacto direto na sociedade, a Conferência Territorial de Ciência, Tecnologia e Inovação foi realizada nesta sexta-feira (26) na Uern Caicó.

O evento integrou a agenda de encontros preparativos para a Conferência Estadual com o mesmo tema, a qual será realizada no dia 30 de abril, em Natal, promovida pela Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (Fapern).

A conferência desta sexta contou com apresentações sobre os temas “Ciência, Tecnologia & Inovação na saúde do RN: uma percepção do Seridó”, “Ecossistema Local de Inovação e parcerias de PD&I, entre IECTs, Empresas e Sociedade Civil” e “Impactos das energias renováveis no Território Seridó Potiguar”.

Durante a abertura do evento, a professora Ellany Gurgel, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uern, enfatizou a necessidade de se estimular a inovação tendo em vista as demandas e necessidades da sociedade como um todo.

“Não é só a academia. Nós precisamos pensar a ciência para resolver os problemas da sociedade, ver o que ela precisa, ver o que o setor produtivo precisa também”, destacou a professora, que na ocasião representou a reitora Cicília Maia.

A diretora do Campus de Caicó, professora Shirlene Mafra, salientou que as ações ligadas à tecnologia e inovação devem se estender por todas as áreas do conhecimento, não se limitando aos cursos relacionados a campos como informática e computação.

A diretora exemplificou o fato a partir da realidade do próprio campus, que conta com os cursos de Enfermagem, Odontologia e Filosofia, e desenvolveu a primeira startup da Uern – a Sol, realizada por quatro professoras do Curso de Enfermagem.

A startup foi apresentada aos participantes pela professora Jéssica Tinoco, uma de suas criadoras da Sol e debatedora do evento.

Ainda durante o encontro, a coordenadora de Estudos e Análises de Projetos da Fapern, Mariana Cortez, frisou a importância do encontro desta sexta e apontou os próximos passos das discussões ligadas ao tema.

“Estas discussões e propostas serão levadas para a conferência estadual, para o encontro regional em Recife (em maio) e, depois, para Brasília, na conferência nacional (em junho). Então, é muito importante debatermos esses temas na perspectiva do Seridó e do Rio Grande do Norte”, pontuou.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support