Texto de Lydia Paulino, estagiária de Jornalismo
“Filosofia e Música”, esse é o tema da palestra promovida pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) Caicó e ministrada pelo professor Guilherme Paiva, do Departamento de Filosofia (DFI/Uern).
O evento ocorre no dia 18 de junho, às 19h, de forma presencial, no Departamento de Filosofia do campus da Uern em Caicó.
Na palestra, serão abordados filósofos que usam a música em suas obras. Entre os filósofos que fizeram referência à música, será destacada a perspectiva de Friedrich Nietzsche no livro “Nascimento da Tragédia”.
Na obra, Nietzsche afirma que a música é a arte que possui uma linguagem caracterizada pela universalidade. Músicos como Johann Sebastian Bach, Ludwig van Beethoven e Richard Wagner são mencionados por Nietzsche.
O filósofo se aproxima do romantismo alemão e da concepção de acordo com a qual a originalidade da cultura alemã consiste na imitação da cultura helênica na Grécia antiga.
Outro filósofo que tratou da música e será abordado na palestra é o alemão Theodor Adorno, que considera o jazz como uma forma de regressão da audição.
Tanto Nietzsche quanto Adorno apresentam uma visão eurocêntrica sobre a música.
No final da palestra, serão apresentadas músicas de Villa-Lobos, Pixinguinha, Waldir Azevedo, Geraldo Azevedo e composições da autoria do professor Guilherme Paiva que representam gêneros musicais, práticas de resistência e valorização da cultura afro-brasileira e dos povos originários do Brasil.