...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern Caicó promove a colação de grau de cerca de 50 estudantes

A Uern Caicó promoveu, na noite desta segunda-feira (11), a colação de grau de cerca de 50 graduandos dos cursos de Enfermagem, Filosofia e Odontologia. A conferição do grau aconteceu em duas solenidades, ambas realizadas no colégio Diocesano Seridoense.

Na primeira cerimônia, em que colaram grau os concluintes do curso de Enfermagem, os graduandos tiveram dificuldade para conter as lágrimas durante o discurso da estudante oradora, a estudante Ranai Araújo.

Ao longo de sua fala, a estudante citou nominalmente os colegas de turma e os desafios e alegrias compartilhadas ao longo dos últimos anos. Ainda no início do discurso, Ranai lembrou as perdas sofridas por vários colegas, em especial aqueles que perderam familiares próximos.

“Nenhum de nós chegou aqui ileso. Todos temos as nossas cicatrizes. Mas esta cerimônia é por vocês. Por todos que não chegaram até aqui, mas que caminharam com a gente, em silêncio e em saudade”, comentou.

A estudante relembrou ainda bons momentos vividos pelo grupo e a importância do cuidado dos professores ao longo da trajetória.

“Vocês, mestres, não foram apenas transmissores de conteúdo, foram amigos importantes. Obrigado por nos olharem como pessoas e dividirem tanto com a gente”, enfatizou.

Já o paraninfo da turma concluinte, o professor Ildone Forte de Morais, também recordou momentos marcantes da vivência com a turma e a alegria que eles trouxeram.

“É uma honra pra mim ser escolhido e ter esse reconhecimento repleto de afeto e de histórias que jamais vou esquecer”, comentou o docente.

Em seu discurso, o professor recomendou aos graduandos que celebrem as conquistas, mas também vejam a importância de seus erros, sobretudo para seu aprendizado e amadurecimento.

“Saboreiem os acertos, vibrem com as vitórias, mas não esqueçam os erros e sorriam para eles também. Deem risada com o que não deu certo. Não com despeito, mas a título de humildade”.

O professor recomendou ainda aos concluintes que tenham paciência diante dos novos processos que terão início a partir deste momento. “As vitórias mais gratificantes muitas vezes nascem no silêncio e no esforço cotidiano, que poucas pessoas conseguem perceber”.

Na mesma noite, durante a solenidade que marcou a colação de grau dos estudantes de Filosofia e Odontologia, a paraninfa das turmas concluintes, professora Jamile Marinho, enfatizou a responsabilidade e a ética que devem acompanhar os agora graduados ao longo de sua trajetória.

“Ter acesso à formação acadêmica numa universidade pública, gratuita e de qualidade como a Uern é um privilégio. Não é apenas uma conquista individual, mas um compromisso coletivo”, destacou.

O orador representante das turmas concluintes, do curso de Odontologia, Gabriel Vieira, corroborou a ideia, salientando o cuidado necessário para cuidar de cada paciente. “O tratamento não se resume aos procedimentos, mas é também devolver autoestima de uma pessoa, a confiança e a qualidade de vida. Cada paciente tem uma história, e é preciso escutá-la respeitá-la”.

Por sua vez, o diretor da Uern Caicó, professor José Teixeira, destacou a importância de um cuidado e uma responsabilidade social que vão além do contato imediato com pacientes ou estudantes.

“Que vocês levem hoje não apenas um diploma, mas um compromisso com o cuidado, com a vida, com o mundo e com as pessoas”, comentou o diretor, destacando o simbolismo de a colação ser realizada no dia 11 agosto, data em que se celebra o Dia do Estudante.

As solenidades também foram marcadas por uma mensagem da reitora Cicília Maia e do vice-reitor Chico Dantas, que cumprem agenda em Brasília e não puderam participar da cerimônia. Na mensagem, os professores ressaltaram a importância da data para marcar também os 20 anos da Uern Caicó, que se soma a outras conquistas da Uern nas últimas décadas, a exemplo da expedição de 60 mil diplomas desde a criação da Universidade.

“São 60 mil pessoas que tiveram a vida transformada e que transformaram outras vidas também”, disseram os professores na mensagem, que foi lida pelo professor Rommel Lima, pró-reitor adjunto de Ensino de Graduação.

Fotos: Ênio Freire

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support