A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Caicó, foi contemplada no Edital SGTES/MS nº 5, de 16 de setembro de 2025, com o projeto “AFIRMASUS: Fortalecimento da Permanência, Diversidade e Visibilidade Estudantil no Seridó Potiguar”.
O AFIRMASUS – Programa Nacional de Apoio à Permanência, Diversidade e Visibilidade para Discentes na Área da Saúde, é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), que tem como propósito promover a equidade e o fortalecimento das políticas afirmativas nos cursos da área da saúde, estimulando a inclusão, a valorização das identidades e a construção de ambientes acadêmicos mais justos e plurais.
O projeto da UERN Caicó tem como foco fortalecer ações de apoio à permanência estudantil, ampliar a visibilidade da diversidade sociocultural presente no Seridó Potiguar e incentivar práticas educativas emancipatórias que dialoguem com as realidades e desafios regionais. “A aprovação do projeto AFIRMASUS representa o reconhecimento do compromisso histórico da UERN com a inclusão social, a diversidade e a formação cidadã. O programa fortalece as ações afirmativas e reafirma o papel da Universidade como instituição pública interiorizada, comprometida com a equidade e a transformação social. Por meio da integração entre ensino, pesquisa, extensão e comunidade, o projeto desenvolvido pelo Campus Caicó ampliará o diálogo com movimentos sociais, comunidades quilombolas e populações ciganas do Seridó Potiguar, promovendo práticas de saúde mais justas, culturais e inclusivas no âmbito do SUS”, afirma a professora Jéssica Naiara que será coordenadora do AFIRMASUS.
O AFIRMASUS terá parceria com a Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (DIAAD/UERN) “A iniciativa é muito importante, por apoiar a permanência de estudantes que ingressaram em universidades públicas por ações afirmativas, formando profissionais alinhados às diferentes realidades das populações vulneráveis atendidas no SUS. A importância da nossa universidade ter DIAAD, pois era um requisito para a submissão das propostas. O edital exigia que: a proposta de criação de projetos para o AFIRMASUS é institucional e deve necessariamente ser submetida pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas ou órgão equivalente da IES pública proponente, no caso da UERN, da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade – DIAAD, que deu todo suporte necessário para a criação dos projetos, e deve garantir o devido funcionamento da Comissão Local de Acompanhamento e Avaliação do AFIRMASUS”, explica a diretora de ações afirmativas, Eliane Anselmo.
Em breve, será publicado o edital de seleção de bolsistas para preceptores e estudantes dos cursos de Enfermagem, Odontologia e Filosofia, que integrarão as atividades formativas e extensionistas do AFIRMASUS, fortalecendo a articulação entre ensino, serviço e comunidade.
