...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN Caicó é contemplada no Programa AFIRMASUS!

 

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Caicó, foi contemplada no Edital SGTES/MS nº 5, de 16 de setembro de 2025, com o projeto “AFIRMASUS: Fortalecimento da Permanência, Diversidade e Visibilidade Estudantil no Seridó Potiguar”.

O AFIRMASUS – Programa Nacional de Apoio à Permanência, Diversidade e Visibilidade para Discentes na Área da Saúde, é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), que tem como propósito promover a equidade e o fortalecimento das políticas afirmativas nos cursos da área da saúde, estimulando a inclusão, a valorização das identidades e a construção de ambientes acadêmicos mais justos e plurais.

O projeto da UERN Caicó tem como foco fortalecer ações de apoio à permanência estudantil, ampliar a visibilidade da diversidade sociocultural presente no Seridó Potiguar e incentivar práticas educativas emancipatórias que dialoguem com as realidades e desafios regionais. “A aprovação do projeto AFIRMASUS representa o reconhecimento do compromisso histórico da UERN com a inclusão social, a diversidade e a formação cidadã. O programa fortalece as ações afirmativas e reafirma o papel da Universidade como instituição pública interiorizada, comprometida com a equidade e a transformação social. Por meio da integração entre ensino, pesquisa, extensão e comunidade, o projeto desenvolvido pelo Campus Caicó ampliará o diálogo com movimentos sociais, comunidades quilombolas e populações ciganas do Seridó Potiguar, promovendo práticas de saúde mais justas, culturais e inclusivas no âmbito do SUS”, afirma a professora Jéssica Naiara que será coordenadora do AFIRMASUS.

O AFIRMASUS terá parceria com a Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (DIAAD/UERN) “A iniciativa é muito importante, por apoiar a permanência de estudantes que ingressaram em universidades públicas por ações afirmativas, formando profissionais alinhados às diferentes realidades das populações vulneráveis atendidas no SUS. A importância da nossa universidade ter DIAAD, pois era um requisito para a submissão das propostas. O edital exigia que: a proposta de criação de projetos para o AFIRMASUS é institucional e deve necessariamente ser submetida pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas ou órgão equivalente da IES pública proponente, no caso da UERN, da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade – DIAAD, que deu todo suporte necessário para a criação dos projetos, e deve garantir o devido funcionamento da Comissão Local de Acompanhamento e Avaliação do AFIRMASUS”, explica a diretora de ações afirmativas, Eliane Anselmo.

Em breve, será publicado o edital de seleção de bolsistas para preceptores e estudantes dos cursos de Enfermagem, Odontologia e Filosofia, que integrarão as atividades formativas e extensionistas do AFIRMASUS, fortalecendo a articulação entre ensino, serviço e comunidade.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support