A comunidade acadêmica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) cadastrou 134 projetos no Selo ODS de Educação 2025. Este selo é uma certificação concedida a instituições de ensino que demonstram compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
A Assessora de Governança e Transparência da Uern, Jéssica Figueiredo, destaca que o número de propostas cadastradas para o selo ODS mais que dobrou em relação ao ano passado. “Isso demonstra que a comunidade acadêmica está cada vez mais empenhada e comprometida no desenvolvimento de ações alinhadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável”, destaca.
Jéssica Figueiredo orienta que os coordenadores dos projetos fiquem atentos às próximas fases.
Após o envio, o projeto será submetido à análise do Assessor do Selo ODS. Em seguida, após a validação inicial pelo Assessor do Selo, o projeto retornará ao coordenador para a inserção do relatório final, documentando os resultados alcançados. Este relatório é essencial para a conclusão do processo de certificação.
O Selo ODS de educação reconhece e valoriza iniciativas educacionais que promovem a transformação social e a formação de cidadãos conscientes, alinhadas aos 17 objetivos e 169 metas da Agenda 2030.
No ano passado, a Uern teve 47 projetos certificados com o Selo ODS em 2024, e a expectativa é de ampliar ainda mais suas ações, em consonância com os objetivos da ONU.