UERN assina Convênio de Cooperação Científica com a Universidad Rey Juan Carlos

Com interesses em comum na área de Pesquisa em Bioenergia e Eficiência Energética, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e a Universidad Rey Juan Carlos assinaram um Convênio de Cooperação Científica. A intenção é promover a troca de experiência a partir dos estudos realizados, além de possibilitar o intercâmbio de pesquisadores. Nesse sentido, a UERN já prepara proposta para submeter à Chamada Pública do Programa Ciência Sem Fronteiras – Bolsas no País modalidade Pesquisador Visitante Especial – PVE CHAMADA DE PROJETOS MEC/MCTI/CAPES/CNPq/FAPs Nº 71/2013

Para a assinatura do Convênio, a UERN recebeu a visita de três pesquisadores espanhóis – Prof. Dr. David Serrano Granados, Dr. Rafael Garcia e Dr. Guillermo Calleja –, eles aproveitaram o momento e ministraram palestras e visitaram os laboratórios de Química e do Programa de Mestrado em Ciências Naturais.

A Universidad Rey Juan Carlos é reconhecida como um Campo de Excelência Internacional na Pesquisa de Bioenergia. O professor Guillermo Calleja explica que a estratégia política de internacionalização das duas instituições – UERN e Universidad Rey Juan Carlos – estão afinadas. “Temos um grande potencial de pesquisa nas áreas de Bioenergia, Biocombustíveis e captura de CO2. Assim como a UERN, temos o interesse em promover a internacionalização. O Reitor Milton Marques e o Reitor eleito, Pedro Fernandes, demostraram ter esse mesmo pensamento. A partir da assinatura desse convênio, precisamos definir quais áreas serão priorizadas”, afirmou o professor Guillermo Calleja.

Na UERN, os professores espanhóis foram acompanhados pela professora Ms. Anna Gabriella, além do diretor da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT), Prof. Dr. Arnaldo Viana, e pelo professor Dr. Luiz Di Souza.