...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern aprova Tributo “Mulheres Potiguares na Ciência”

O Conselho Universitário da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Consuni/Uern) aprovou a minuta de resolução que institui e regulamenta o Tributo “Mulheres Potiguares na Ciência”. Trata-se de um prêmio, concebido como um tributo de reconhecimento institucional às pesquisadoras da Uern que se destacarem em suas áreas.

O prêmio será concedido anualmente, por meio de edital específico, elaborado e publicado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg). O objetivo é reconhecer e celebrar as contribuições das pesquisadoras da Uern para o avanço da ciência e da tecnologia, bem como inspirar e incentivar mulheres a seguir a carreira científica.

A premiação abrangerá três grandes áreas do conhecimento: Ciências da Vida (Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde); Humanidades (Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes); e Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinares (Exatas, Engenharias e Multidisciplinar).

Cada área é desdobrada em quatro categorias, que cobrem diferentes níveis de formação e atuação:

Raízes Científicas – Pesquisadoras doutoras que orientam projetos de iniciação científica e/ou pós-graduação;

Riacho do Saber – Pesquisadoras mestres orientadoras de iniciação científica;

Veredas do Conhecimento – Estudantes de pós-graduação stricto sensu;

Semente Científica – Estudantes de graduação ou ensino médio vinculadas a projetos de iniciação científica.

O julgamento será realizado por comissão de pesquisadoras de notório saber e reputação ilibada, designadas por portaria. Entre os critérios de avaliação, a minuta prevê a relevância, qualidade e originalidade das pesquisas, o impacto social e científico, a contribuição ao desenvolvimento regional e a capacidade de formação de novos pesquisadores.

A reitora Cicília Maia destacou que esse é momento de muita alegria para a Universidade. “O Tributo ‘Mulheres Potiguares na Ciência’ tem o intuito de estimular a presença feminina em áreas historicamente ocupadas por homens e promover o protagonismo feminino na produção de conhecimento no semiárido nordestino”, declara.

A relatora da minuta, a Prof. Ma. Jéssica Figueiredo, a proposta reforça o compromisso da Uern com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente o ODS 5 (Igualdade de Gênero) e o ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura), e valoriza o trabalho das mulheres pesquisadoras em todas as etapas da carreira acadêmica, criando um ciclo de incentivo que vai do ensino médio ao doutorado.

Para a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Ellany Gurgel, esse é um marco importante na Universidade, que “fortalece a igualdade de gênero na ciência, reconhece o trabalho de nossas pesquisadoras, e incentiva e inspira novas gerações de pesquisadoras”, afirma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support