A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), por meio do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), realizou nesta quarta-feira (1º) a 8ª Reunião Ordinária, que deliberou sobre duas pautas de relevância para a Instituição: a criação do Prêmio Professora Zélia Maria Rodrigues Vasconcelos e a aprovação do novo Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Rádio, TV e Internet.
A proposta de criação do Prêmio Professora Zélia Rodrigues foi apresentada pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) e relatada pela conselheira Rivânia Lúcia Moura de Assis. A premiação será anual e tem como objetivo reconhecer programas, projetos e ações consideradas boas práticas em ensino-aprendizagem, no âmbito da graduação da Uern.
Entre os objetivos do prêmio estão a valorização de iniciativas inovadoras, o estímulo à permanência e ao êxito estudantil, a promoção da interdisciplinaridade e o incentivo à inclusão e à diversidade no ambiente acadêmico.
A relatora destacou a importância da homenagem à professora Zélia, que integrou a Faculdade de Serviço Social e deixou um legado para a Universidade. “Quando eu entrei, ela era diretora da Faculdade de Serviço Social e fui recebido por ela”, afirmou. Para a relatoria, é uma alegria prestar esse reconhecimento a alguém que dedicou sua vida ao ensino e à formação acadêmica.
O Consepe também aprovou o novo Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Rádio, TV e Internet, vinculado à Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic), no Campus Central de Mossoró. O relator do processo foi o professor Raimundo Márcio Ribeiro Lima.
O curso busca formar profissionais aptos a atuar na criação, produção e difusão de conteúdos para rádio, televisão e internet, com uma formação crítica, ética e empreendedora. Entre os objetivos específicos estão o incentivo à pesquisa, à inovação e ao desenvolvimento sustentável, além da preparação dos estudantes para o mercado de comunicação em nível regional, nacional e internacional.
O relator elogiou a organização curricular e a integração entre ensino, pesquisa e extensão. “A proposta revela cuidado com a formação adequada às demandas da sociedade contemporânea e projeta a função social da profissão em novos contextos”, destacou.