Uern apresenta experiência de autonomia financeira para Universidade Estadual do Maranhão

Prestes a comemorar dois anos da sanção da Lei 11.045/2021, que estabeleceu a autonomia de gestão financeira e patrimonial da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, a experiência exitosa da Uern está sendo compartilhada com outras Instituições de Ensino Superior (IES) que fazem parte da Associação Brasileira de Reitoras e Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e ainda buscam alcançar sua autonomia plena.

Nesta quinta-feira (14), a reitora Cicília Maia e parte de sua equipe administrativa apresentou o relato de suas experiências para a conquista e implantação da autonomia financeira ao reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), professor Walter Canales, e sua equipe técnica. O encontro aconteceu de forma virtual, e atendeu a solicitação do reitor da Uema, uma vez que a instituição busca alcançar sua autonomia financeira.

Durante a reunião entre Uern e Uema, a equipe da Uern apresentou possibilidades, conquistas e desafios em torno da autonomia financeira. A reitora Cicília Maia lembrou  que no processo de elaboração do projeto de lei da autonomia financeira da Uern, sua equipe técnica visitou outras universidades que já haviam conquistado sua autonomia, como a Uepb.

“É um exercício necessário e que nos ajudou bastante a otimizar os esforços para que hoje tivéssemos a nossa autonomia. Na Abruem, compartilhamos nossa experiência exitosa e o professor Walter nos procurou para que pudéssemos auxília-los neste processo. Ddesde já, nos colocamos à disposição da nossa co-irmã, a Uema, para participar deste importante capítulo da história da Universidade, assim como aconteceu com a Uern”, avaliou a reitora Cicília Maia.

O reitor da Uema, Walter Canales, agradeceu a disponibilidade da Uern em auxiliar a Uema nesta processo e avaliou positivamente a primeira reunião. “Foi uma apresentação brilhante e esclarecedora. Nós agradecemos a disponibilidade de vocês em ser nossos colaboradores na história da nossa conquista da autonimia. Anotamos ideiais e questionamentos e vamos conversando ao longo do processo”, afimou o reitor.

Da Uern, além da reitora Cicília Maia, participaram da reunião a pró-reitora de administração, Simone Gurgel; o pró-reitor adjunto de planejamento, Ítalo Dantas; o diretor de planejamento, Adonias Vidal e o assessor jurídico, Iata Anderson.