...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern apresenta dados do Ambulatório da Faen e discute renovação de parceria com a Prefeitura de Mossoró

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) apresentou nesta quarta-feira, 06, um balanço das atividades do Ambulatório da Faculdade de Enfermagem (Faen), que registrou este ano mais de 3.800 atendimentos até julho. O momento também foi marcado pela visita de representantes da Prefeitura de Mossoró, com destaque para a discussão sobre a parceria e ampliação de serviço entre as instituições.

Desde sua criação, o ambulatório tem desempenhado papel central na promoção da saúde em Mossoró. Entre os serviços prestados, destacam-se nutrição, fisioterapia, psicologia, enfermagem, serviço social, odontologia e medicina, além de programas inovadores como o ambulatório de feridas, de população em situação de rua, de população privada de liberdade e LGBT+, este último pioneiro no Rio Grande do Norte.

A técnica-administrativa Hosana Mirelle, coordenadora do ambulatório, esteve responsável pela apresentação dos dados.

Um dos destaques do relatório semestral é a alta produtividade da Sala de Vacina, inaugurada em 2022 e atualmente uma das mais ativas do município. Com funcionamento em horário estendido, das 17h às 20h, o espaço já é referência no reforço à cobertura vacinal da população. Também chama atenção o serviço de inserção de DIU com suporte de ultrassonografia, que desde abril de 2023 já realizou mais de 400 atendimentos.

Na ocasião, o secretário municipal de Saúde, Almir Mariano, visitou os serviços ofertados e reforçou o compromisso com a continuidade da parceria. “Começamos a perceber a necessidade de ampliar e potencializar os serviços que a Uern pode oferecer e fazer com que consigamos chegar às pessoas com maior vulnerabilidade social. Os serviços que são prestados são de excelência, e o Município agradece essa parceria”, declarou.

Para a reitora da Uern, professora Cicília Maia, o papel da universidade vai muito além do ensino em sala de aula. “Nossa missão primeira é ensinar – e fazemos isso com excelência. Mas precisamos ultrapassar os muros visíveis e simbólicos da universidade, chegando cada vez mais perto da população. Este espaço, que pulsa com a oferta de serviços à comunidade, não representa concorrência com nenhuma outra instituição: ele concretiza nossa vocação pública e nosso compromisso social”.

A reitora também destacou o esforço de ampliar o acesso da população trabalhadora aos atendimentos: “Apresentamos há quatro anos, na Câmara de Vereadores, um projeto que propõe exatamente isso – oferecer horários alternativos para quem não pode se ausentar do trabalho. Já estamos colocando em prática, e queremos potencializar esse serviço. Precisamos formar estudantes que estejam em sintonia com os sentimentos e as necessidades da sociedade, isso é importantíssimo”.

Já o vereador Ozaniel Mesquita, presente à visita, elogiou a gratuidade e a qualidade dos serviços. “Hoje a Uern está repassando gratuitamente curativos caríssimos que muitas vezes a população mais carente não tem como conseguir. É uma avaliação muito positiva”, afirmou.

Para o professor Rafael Ribeiro, diretor da Faen, os resultados representam a consolidação de um sonho coletivo. “É a materialização de um sonho de muitas gerações da Faculdade de Enfermagem. Começamos com os residentes de fisioterapia como algo despretensioso até o primeiro atendimento de fato. Nós queremos ser ponte, e essa ponte só pode ser sólida se construída em parceria”, declarou.

Lucídio Clebeson, diretor administrativo da Funcitern e professor da Faen, também ressaltou a importância da parceria. “Hoje eu estou dos dois lados: na Funcitern, enquanto parte operacional, e dentro do nosso ambulatório. Enquanto Funcitern, deixo o nosso agradecimento às duas principais parceiras: a Uern e a Prefeitura. Temos feito projetos de extrema relevância e vamos aumentar”.

O Ambulatório da Faen vem se consolidando como um espaço de ensino, extensão e cuidado. As perspectivas para o futuro incluem novos serviços, como eletrocardiograma, teste do olhinho, atendimento com angiologista, ampliação da infraestrutura e padronização dos procedimentos. A renovação da parceria com a Prefeitura deverá garantir a sustentabilidade dessas ações e a ampliação da assistência à população mossoroense.

Confira mais registros neste link.

Fotos: Ênio Freire

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support