A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) apresentou nesta quarta-feira, 06, um balanço das atividades do Ambulatório da Faculdade de Enfermagem (Faen), que registrou este ano mais de 3.800 atendimentos até julho. O momento também foi marcado pela visita de representantes da Prefeitura de Mossoró, com destaque para a discussão sobre a parceria e ampliação de serviço entre as instituições.
Desde sua criação, o ambulatório tem desempenhado papel central na promoção da saúde em Mossoró. Entre os serviços prestados, destacam-se nutrição, fisioterapia, psicologia, enfermagem, serviço social, odontologia e medicina, além de programas inovadores como o ambulatório de feridas, de população em situação de rua, de população privada de liberdade e LGBT+, este último pioneiro no Rio Grande do Norte.
A técnica-administrativa Hosana Mirelle, coordenadora do ambulatório, esteve responsável pela apresentação dos dados.
Um dos destaques do relatório semestral é a alta produtividade da Sala de Vacina, inaugurada em 2022 e atualmente uma das mais ativas do município. Com funcionamento em horário estendido, das 17h às 20h, o espaço já é referência no reforço à cobertura vacinal da população. Também chama atenção o serviço de inserção de DIU com suporte de ultrassonografia, que desde abril de 2023 já realizou mais de 400 atendimentos.
Na ocasião, o secretário municipal de Saúde, Almir Mariano, visitou os serviços ofertados e reforçou o compromisso com a continuidade da parceria. “Começamos a perceber a necessidade de ampliar e potencializar os serviços que a Uern pode oferecer e fazer com que consigamos chegar às pessoas com maior vulnerabilidade social. Os serviços que são prestados são de excelência, e o Município agradece essa parceria”, declarou.
Para a reitora da Uern, professora Cicília Maia, o papel da universidade vai muito além do ensino em sala de aula. “Nossa missão primeira é ensinar – e fazemos isso com excelência. Mas precisamos ultrapassar os muros visíveis e simbólicos da universidade, chegando cada vez mais perto da população. Este espaço, que pulsa com a oferta de serviços à comunidade, não representa concorrência com nenhuma outra instituição: ele concretiza nossa vocação pública e nosso compromisso social”.
A reitora também destacou o esforço de ampliar o acesso da população trabalhadora aos atendimentos: “Apresentamos há quatro anos, na Câmara de Vereadores, um projeto que propõe exatamente isso – oferecer horários alternativos para quem não pode se ausentar do trabalho. Já estamos colocando em prática, e queremos potencializar esse serviço. Precisamos formar estudantes que estejam em sintonia com os sentimentos e as necessidades da sociedade, isso é importantíssimo”.
Já o vereador Ozaniel Mesquita, presente à visita, elogiou a gratuidade e a qualidade dos serviços. “Hoje a Uern está repassando gratuitamente curativos caríssimos que muitas vezes a população mais carente não tem como conseguir. É uma avaliação muito positiva”, afirmou.
Para o professor Rafael Ribeiro, diretor da Faen, os resultados representam a consolidação de um sonho coletivo. “É a materialização de um sonho de muitas gerações da Faculdade de Enfermagem. Começamos com os residentes de fisioterapia como algo despretensioso até o primeiro atendimento de fato. Nós queremos ser ponte, e essa ponte só pode ser sólida se construída em parceria”, declarou.
Lucídio Clebeson, diretor administrativo da Funcitern e professor da Faen, também ressaltou a importância da parceria. “Hoje eu estou dos dois lados: na Funcitern, enquanto parte operacional, e dentro do nosso ambulatório. Enquanto Funcitern, deixo o nosso agradecimento às duas principais parceiras: a Uern e a Prefeitura. Temos feito projetos de extrema relevância e vamos aumentar”.
O Ambulatório da Faen vem se consolidando como um espaço de ensino, extensão e cuidado. As perspectivas para o futuro incluem novos serviços, como eletrocardiograma, teste do olhinho, atendimento com angiologista, ampliação da infraestrutura e padronização dos procedimentos. A renovação da parceria com a Prefeitura deverá garantir a sustentabilidade dessas ações e a ampliação da assistência à população mossoroense.
Confira mais registros neste link.
Fotos: Ênio Freire