Uern apresenta ações voltadas para refugiados em 1º Encontro Estadual das Cátedras

Na manhã desta sexta-feira, 21, foi realizado o 1º Encontro Estadual das Cátedras Sérgio Vieira de Mello (CSVM) do RN, em Natal. A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) foi umas das instituições parceiras que participaram do evento, que tem como objetivo discutir sobre as ações da CSVM, focando na contribuição das instituições de ensino e do Governo do Rio Grande do Norte no trabalho com refugiados.

O vice-reitor da Uern, Chico Dantas, participou da atividade e destacou a importância do debate. “É de grande contribuição essas discussões. A Uern já vem desenvolvendo diversas ações voltadas para a questão dos refugiados e apátridas, incluindo na nossa agenda acadêmica e de eventos, debates sobre a temática. Este é um momento para falarmos sobre o que está sendo feito e o que ainda podemos fazer”, declara.

Para o presidente do Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes do Rio Grande do Norte (Ceram/RN), esse é um momento de fortalecer as ações voltadas para o tema. “A Uern é referência a nível nacional com ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas para os refugiados”, avalia.

A titular da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidades (DIAAD), Prof.ª Dr.ª Eliane Anselmo, reforça que a Uern possui diferentes ações voltadas para os refugiados. “E este encontro é um momento oportuno para ampliar e fortalecer as ações”, avalia.

Na ocasião, foram apresentadas as ações desenvolvidas pela Uern e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) voltadas para refugiados e apátridas. Ente as atividades voltadas para os refugiados, Eliane Anselmo destaca as ações de revalidação de diploma de graduação e pós-graduação, a inserção de crianças refugiadas nas escolas, a parceria para a criação de uma turma de Educação de Jovens e Adultos, regulamentação dos documentos, entre outros.

Além da Uern e outras Instituições de Ensino do Rio Grande do Norte, o evento contou com representantes da ACNUR, da Secretaria Estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) e do CERAM/RN.

A cátedra é responsável por fazer uma ponte entre a Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e centros universitários, em prol do trabalho humanitário com refugiados.