Uern amplia relações externas e acordos internacionais com universidades estrangeiras

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) vem intensificando as parcerias acadêmicas para a formalização de novos acordos internacionais com instituições estrangeiras de educação superior. A Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DIRI), através do Setor de Acompanhamento de Convênios, Projetos e Acordos de Cooperação Internacional, conduz os 10 acordos que se encontram em fase de formalização ou já estão oficializados.

Por meio da Diretoria, foram formalizados seis acordos de cooperação internacional com universidades de outros países, dentre as quais se destacam quatro importantes instituições portuguesas: a Universidade de Coimbra (UC), a Universidade da Beira Interior (UBI), a Universidade do Minho (UMinho) e a Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP). Neste caso, se trata de acordos restabelecidos com centros de ensino que já eram parceiros da Uern.

Além disso, duas universidades espanholas também manifestaram interesse em reestabelecer e oficializar acordo de cooperação internacional: a Universidad de Valladolid (UVa) e a Universidad de Salamanca (USAL), renomadas intuições que já têm um largo histórico de parceria com a Uern, sobretudo, através da capacitação docente.

Outros quatro acordos de cooperação estão em fase de formalização. São eles o da Universidade Pedagógica (UP), de Moçambique, e o da Universidade de Lisboa (UL), Portugal. Neste caso, falta apenas a assinatura do representante da universidade portuguesa.

Ademais, duas novas parcerias, motivadas por demandas docentes da comunidade uerniana, encontram-se encaminhadas para a celebração: com a Universidad de Buenos Aires (UBA), Argentina, e com a Universidad de Los Andes (ULA), Venezuela.

“Os acordos supracitados fortalecem a cooperação acadêmica, científica e cultural entre as instituições estrangeiras em questão e a Uern. Para os semestres vindouros, a meta da DIRI é ampliar as parcerias com as universidades do Cone Sul, tanto as dos demais países latino-americanos, como as do continente Africano, especialmente com as instituições dos países lusófonos. Esta é uma demanda urgente para a consolidação de uma internacionalização universitária plural e democrática”, comentou o titular da Diretoria, professor Dr. Pedro Adrião da Silva Júnior.