A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) figura como instituição associada em duas redes aprovadas no resultado preliminar da seleção inaugural do Programa Redes para Internacionalização Institucional – CAPES Global.edu, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
O CAPES Global.edu busca integrar instituições com diferentes níveis de internacionalização, promovendo a colaboração científica entre universidades brasileiras e parceiras internacionais. Cada rede deve ser composta por quatro a seis instituições, sendo uma coordenadora e as demais instituições associadas, constituídas em torno de temas estratégicos.
A previsão de investimento é de R$ 350 milhões por ano. A oferta inclui bolsas no Brasil e no exterior, apoio à participação em eventos científicos e missões de trabalho internacionais.
Nesse resultado, a Uern aparece como associada em duas redes aprovadas: a coordenada pela Universidade de Brasília (UnB) e a coordenada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Confira, mais abaixo, a participação dos programas de pós-graduação da Uern.
Para a titular da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg), professora Dra. Ellany Gurgel, o resultado reflete o empenho coletivo das coordenações, docentes e equipes dos programas envolvidos, bem como a articulação institucional conduzida pela Propeg, com apoio fundamental da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DIRI).
“Registramos nosso agradecimento a todos os programas que participaram da construção das propostas, inclusive àqueles que integraram a rede que não foi aprovada nesta etapa, reconhecendo o esforço, a qualidade do trabalho e a importância estratégica desse engajamento.
Seguimos confiantes na homologação do resultado final e no avanço das ações de internacionalização da Uern”, ressaltou a pró-reitora.
O titular da Diri, professor Dr. Pedro Adrião, destaca que o resultado preliminar do CAPES Global reforça o compromisso da Uern com a internacionalização da pós-graduação e evidencia a força da atuação institucional em redes acadêmicas.
“A participação em duas redes aprovadas destaca o engajamento dos programas e a articulação entre Propeg e Diretoria de Internacionalização, ampliando a visibilidade e a inserção da Universidade no cenário da cooperação científica”, acrescentou.
A divulgação do resultado final da seleção está prevista para a partir de 27 de fevereiro de 2026, com o início das atividades estimado para o mesmo ano e duração até 2031.
A Uern pode integrar uma terceira rede, caso o recurso impetrado contra o resultado preliminar seja deferido.
Redes
- Coordenada pela UnB, com participação dos seguintes programas da Uern
Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais e Humanas – PPGCISH
Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada – PPE
Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Direitos Sociais – PPGSSDS
Programa de Pós-graduação em Ciências Naturais – PPGCN
Programa de Pós-graduação em Geografia – PPGEO
Programa de Pós-graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido – Plandites
Programa de Pós-graduação em Ensino – PPGE
Programa de Pós-graduação em Ensino – Posensino
Programa de Pós-graduação em Letras – PPGL
Programa de Pós-graduação em Letras – ProfLetras,
Programa de Pós-graduação em Ensino de Biologia – ProfBio
Programa de Pós-graduação Profissional de Sociologia – ProfSocio
Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação – PPGCC
Programa de Pós-graduação em Física – PPGF
- Coordenada pela UFRJ, com participação dos seguintes programas da Uern:
Programa de Pós-graduação em Saúde e Sociedade – PPGSS
Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família – ProfSaúde
Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular – PMBqBM
Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas – PPGMCF
