A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), por meio da Comissão de Bolsas do Mestrado Profissional em Ensino de História (Profhistória), lançou o Edital nº 001/2025 para concessão de bolsas do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Políticas Afirmativas e Diversidade. O projeto tem como foco a educação intercultural e a inclusão escolar dos indígenas Warao, atendendo às diretrizes das Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008.
O edital prevê a oferta de uma bolsa de mestrado e uma de doutorado para discentes do Profhistória que tenham ingressado por cotas para pretos, pardos ou indígenas, com comprovação por meio de heteroidentificação.
Entre os critérios de seleção, destacam-se a pesquisa alinhada aos eixos temáticos do edital, como políticas públicas para educação intercultural, ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena, ações afirmativas, entre outros. Também são considerados critérios a orientação de um professor vinculado ao projeto e a ausência de vínculo empregatício. Em caso de empate, terão prioridade candidatos com atuação comprovada na área de relações étnico-raciais e, posteriormente, os de maior idade.
As inscrições estarão abertas de 4 a 7 de abril de 2025, exclusivamente pelo e-mail profhistoriauern@mestrado.uern.br. Os candidatos devem enviar a documentação exigida em um único arquivo PDF, incluindo RG, CPF, comprovante bancário, formulário de candidatura, histórico acadêmico e currículo Lattes atualizado.
O resultado preliminar será divulgado em 8 de abril de 2025, com possibilidade de recurso dentro de 24 horas. O resultado final será publicado no dia 10 de abril de 2025, no Jornal Oficial da Uern (Jouern) e nas redes sociais do Profhistória.
Para mais informações, os interessados podem acessar o site oficial da Uern (www.uern.br) ou entrar em contato pelo e-mail do programa.
Confira o edital neste link.