A Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), divulga o Processo Seletivo do Programa Institucional de Monitoria (PIM), referente ao semestre letivo 2024.2.
A monitoria é compreendida como uma atividade acadêmica que visa a contribuir com a melhoria do ensino de graduação, propondo práticas formativas articuladas com os componentes curriculares constantes no Projeto Pedagógico de Curso (PPC), de forma a promover a vivência do/a estudante com a docência e fomentar ações colaborativas entre docentes e discentes.
O PIM é desenvolvido por meio de projeto de monitoria, que consiste em um instrumento acadêmico que contribui para articular ações de ensino, pesquisa e extensão. O projeto de monitoria homologado terá vigência de um semestre letivo.
O presente certame admite as modalidades de monitoria remunerada e monitoria não remunerada, devendo estas atenderem os mesmos requisitos e condições estabelecidos no Edital abaixo e na Resolução no 52/2020-Consepe.
Dentre as vagas ofertadas por cada Departamento Acadêmico/Curso de Graduação, apenas uma vaga será destinada para a modalidade de monitoria remunerada, cujo valor da bolsa corresponde a R$ 700,00/mês. A bolsa será paga durante quatro meses, no decorrer do semestre letivo 2024.2 da Uern, referente aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2024.
Cabe à chefia do departamento acadêmico realizar o processo de aprovação dos projetos do PIM, bem como definir a inscrição e seleção dos/as monitores/as.
Após o processo de aprovação dos Projetos do PIM e de seleção dos/as seus/suas respectivos/as monitores/as, o departamento acadêmico deverá encaminhar à Proeg, os documentos exigidos no Edital, devendo preencher, para cada Projeto PIM e/ou monitor/a, o formulário disponível neste link. O prazo para o envio da documentação é de 17 a 28 de junho.
A publicação do resultado final da homologação, pela Proeg, dos projetos de monitoria, seus/suas respectivos/as orientadores/as e monitores/as deve ser feita no dia 26 de julho.
O Edital pode ser conferido neste link.