A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) lançou o Edital nº 10/2025, que regulamenta o processo eleitoral para escolha de representantes das categorias docente, técnico-administrativa e discente no Conselho Universitário (Consuni). As inscrições estarão abertas de 21 a 28 de maio de 2025, com a eleição marcada para o dia 1º de julho.
O edital prevê o preenchimento de sete vagas de suplentes para o corpo docente, duas vagas de suplentes para os técnico-administrativos e seis vagas para os discentes, sendo quatro titulares e duas suplentes. As vagas incluem aquelas já abertas e outras com previsão de vacância até dezembro deste ano.
Para concorrer, os interessados devem atender a requisitos específicos. No caso dos docentes e técnicos, é necessário integrar o quadro permanente da instituição e ter pelo menos dois anos de exercício efetivo. Já os estudantes devem estar regularmente matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação.
São vedadas candidaturas de servidores cedidos, licenciados (exceto por motivo de saúde), com processo de aposentadoria em andamento ou já aposentados, bem como de alunos com trancamento de matrícula, em situação de abandono de curso ou prestes a colar grau durante o período do mandato.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente por e-mail (sc@uern.br), com envio de formulário específico e declaração de vínculo institucional. Os modelos de formulários estão disponíveis no Portal da Uern.
A votação ocorrerá no sistema SIGEleição, no dia 1º de julho, das 9h às 21h59. Cada eleitor poderá votar apenas nos representantes de sua categoria. Quem estiver vinculado a mais de uma poderá votar em ambas.
A campanha eleitoral terá início no dia 13 de junho e se encerranrá em 30 de junho. O resultado preliminar será divulgado no dia seguinte à eleição, com prazo para impugnações até 4 de julho. O resultado final será homologado e publicado no dia 30 de julho.
Outras informações podem ser acessadas no edital completo disponível no site da Uern. Em caso de dúvidas, o contato com a Secretaria dos Conselhos Superiores deve ser feito exclusivamente pelo e-mail institucional.
Confira o edital neste link.