A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) está com edital aberto para o credenciamento de novos docentes permanentes no Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional (Profsocio). O processo seletivo oferece três vagas imediatas, além da formação de cadastro de reserva, e busca fortalecer o quadro docente do programa, ampliando a capacidade de orientação e supervisão acadêmica.
O Profsocio, que integra uma rede nacional de instituições de ensino superior, é voltado prioritariamente para a formação de professores da educação básica. A ampliação do corpo docente visa garantir a excelência na formação dos mestrandos e acompanhar a crescente demanda por qualificação na área.
Inscrição e processo seletivo
As inscrições estão abertas até o dia 15 de junho de 2025, devendo ser realizadas exclusivamente por meio do formulário eletrônico disponível no link: https://forms.gle/UGT8FxNpPmbaZupx5. Os candidatos devem enviar, em um único arquivo PDF, a ficha de inscrição preenchida, carta de intenção, diploma de doutorado, comprovante de vínculo institucional, termo de compromisso, currículo Lattes atualizado e documentos comprobatórios da produção técnica e científica.
A seleção será conduzida por uma comissão formada por docentes do programa e envolverá a análise da carta de intenção (peso de 35%) e da produção técnica e científica (peso de 65%). A nota final será expressa em escala de 0 a 10, sendo exigida a nota mínima de 4,0 para aprovação. O resultado preliminar será divulgado até 25 de junho de 2025, com prazo para recursos nos dias 26 e 27 de junho. O resultado final será publicado até 30 de junho.
Requisitos e critérios
Podem se candidatar docentes com título de doutor em Sociologia, Ciência Política, Antropologia, Ciências Sociais ou Educação, que estejam vinculados de forma permanente a instituições de ensino superior ou pesquisa. Os interessados devem apresentar produção acadêmica recente (entre 2021 e 2024), atuação em ensino, pesquisa ou extensão, e aderência a uma das linhas de pesquisa do programa: Educação, escola e sociedade; Juventude e questões contemporâneas; ou Práticas de ensino e conteúdos curriculares.
Entre as exigências, destaca-se o compromisso de ministrar disciplinas presenciais e orientar de três a quatro discentes simultaneamente. Além disso, o candidato deve comprovar atuação recente na formação docente ou na educação básica, como lecionação em cursos de Licenciatura, produção intelectual coerente com a proposta pedagógica do programa ou coordenação de projetos educacionais.
Perspectivas
De acordo com a coordenação do Profsocio/Uern, a expansão do quadro docente é essencial para a consolidação de práticas de ensino alinhadas às exigências contemporâneas da educação sociológica. A expectativa é que os novos professores contribuam significativamente para a formação dos mestrandos e para a produção de conhecimento aplicado ao ensino de Sociologia nas escolas.
O credenciamento terá vigência de até quatro anos, podendo ser renovado conforme avaliação de desempenho e diretrizes internas do programa.
O edital completo, com todos os detalhes sobre o processo de credenciamento, está disponível no site da Uern, na página do Profsocio: https://sigaa.uern.br/sigaa/public/programa/documentos.jsf?lc=pt&id=1390&idTipo=5.