Texto: Iasmin Cardoso – Estagiária de Jornalismo
Abrindo o circuito de formaturas do semestre 2025.1, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) celebrou, na tarde desta quarta-feira, 6, a colação de grau de 110 formandos dos cursos de Serviço Social, Ciências Biológicas, Música, Letras Português, Matemática, Letras Espanhol, Física, Química e Pedagogia. A cerimônia foi realizada no Requinte Buffet.
Ao longo da solenidade, os formandos destacaram suas trajetórias acadêmicas e pessoais, com discursos motivadores diante dos desafios que passaram, celebrando a conquista coletiva da graduação.
Gilvanildo de Souza, formando do curso de Música, iniciou sua trajetória musical em 2010 e, desde então, tem uma relação de amor com a arte. “Hoje é a realização de um sonho, tanto meu quanto dos meus pais. Foram quatro anos de muita dedicação”, afirma.
Mais do que a conquista de um diploma, a solenidade representa sonhos que se tornam realidade, sonhos que são passados de geração em geração. O formando Natan Lucas, do curso de Letras Espanhol, decidiu homenagear seu avô materno durante a colação, entrando com o retrato dele em mãos. “O sonho do meu avô era me ver formado, e agora estou aqui”, revela.
Para Anne Freire, formanda do curso de Pedagogia, o momento também é uma conquista desejada há muito tempo. “Estar aqui hoje é uma realização que eu não esperava. Eu estou me sentindo muito realizada e muito feliz”, declara.
Entre os alunos laureados, Ana Laura Sales, do curso de Ciências Biológicas, enfatiza a sua gratidão ao receber a medalha: “Estar aqui é um grande marco para mim. Eu estou muito feliz de receber a medalha acadêmica, é uma honra”.
Movida pelo desejo de transformar a realidade da família, Isadora Santos, do curso de Serviço Social, representa a luta de muitos formandos. “O que me motivou foi a expectativa de mudar a minha vida, a realidade da minha família e trazer essa oportunidade para dentro da minha casa”.
Em seu discurso, a reitora Cicília Maia destacou que esse é um momento de conquistas, do início de uma nova jornada. “Esse dia é para vocês, que acreditaram na força dos seus sonhos e na capacidade de superação. Agora essa conquista é toda de vocês”, frisa.
A oradora da turma, Kalyane Vitória, ressaltou o papel fundamental da Uern na vida de cada um dos formandos. “A Uern não foi somente uma universidade, foi casa, abrigo e resistência. Aqui aprendemos que educação é resistência. Viva a educação pública!”, ressaltou a formanda Kalyane Vitória, em seu discurso que homenageou professores, funcionários e estudantes da Instituição.
A professora Joana Darc Lacerda, representante da paraninfa Samia Rodrigues, desejou que todos os formandos sejam felizes em suas determinadas profissões e realizem seus sonhos.
O ciclo de colação de grau da Uern do semestre 2025.1 continua ao longo do mês de agosto, com solenidades em Mossoró, Caicó, Natal, Assú, Patu e Pau dos Ferros.