A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizou nesta segunda-feira, 1º de setembro, a solenidade de certificação da primeira turma do Programa Uern 60+, em Natal. O evento reuniu professores, familiares e amigos dos 37 formandos, para celebrar a conclusão do curso de extensão Cultura Oceânica 60+, coordenado pelo Prof. Dr. Flávio de Lima Silva e ministrado no Ecoposto do IDEMA na comunidade de Diogo Lopes, em Macau, e do curso de extensão Desafios do alto Cuidado 60+, sob a coordenação do Prof. Dr. Bertulino José de Souza, ministrado no Campus de Natal.
Para muitos dos concluintes, a cerimônia no Complexo Cultural da Uern foi a primeira oportunidade de vestir uma beca e viver a emoção de uma formatura. A artesã Marcilia Dantas Tonheca Martins, 63 anos, descreveu o momento como um marco em sua vida: “É a primeira vez que estou colocando uma beca e me sinto muito orgulhosa. Formei todos os meus filhos e vi minhas irmãs se formando, mas eu era a única da família que nunca tinha colocado uma beca. Para mim, é uma grande honra e estou muito emocionada. Já estou inscrita na próxima turma e espero colocar a beca de novo, se Deus quiser”, disse emocionada.
O pescador artesanal Ovídio da Fonseca Lima, 59 anos, também falou do significado de participar do programa: “É a primeira vez que coloco uma beca e me sinto muito feliz e honrado por aqueles que nos abraçam e nos respeitam. Nunca imaginei ter essa oportunidade. Fiz o curso de Cultura Oceânica, que foi ótimo, e hoje estou sendo prestigiado pela minha esposa, meu filho, minha irmã, minha nora e muitos amigos. É um dia emocionante e inesquecível”, comemorou.
Em nome da turma, a oradora Simone Lima da Silva destacou a importância simbólica da jornada e a inspiração trazida pelo oceano: “Que esta formatura não seja um ponto final, mas uma maré que continua trazendo novos aprendizados e encontros. Assim como o mar nunca se esgota, que também a vontade de aprender e de preservar a vida nunca se esgote em cada um de nós. Hoje nós somos navegadores da cultura oceânica e guardiões do futuro. Viva a educação, viva a UERN, viva a RDS Ponta do Tubarão”, conclamou.
“O programa Uern 60+ nasceu em Mossoró e foi se expandindo para outros campi. Nesta primeira fase, contempla apenas cursos de extensão, mas para a formatura demos a simbologia do uso da beca, como numa cerimônia de colação de grau, para satisfazer e estimular as pessoas a continuarem em outros cursos e até mesmo retomarem os estudos. Já numa próxima fase do Uern 60+ serão disponibilizadas vagas nos cursos de graduação da universidade. Os relatos que temos recebido têm alegrado muito a administração central da Uern, pelo sucesso e pelo potencial transformador que o programa tem gerado na vida das pessoas 60+”, contou o pró-reitor de Extensão, Esdras Marchezan.
A reitora Cicília Maia celebrou a solenidade como prova da força inclusiva e transformadora da Uern: “Cada um e cada uma de vocês que hoje se forma são prova viva de que a universidade pública, gratuita, inclusiva e de qualidade transforma destinos, famílias e comunidades inteiras. Esta formatura não é um ponto final, é o começo de uma nova etapa, em que o conhecimento acolhe, impulsiona e constrói futuros”, festejou.
Também compuseram a mesa dos trabalhos a diretora do Campus de Natal, Profa. Dra. Patricia Moreira de Menezes; a diretora da Escola de Extensão da Uern, Profa. Dra. Irene van den Berg; o coordenador do Programa Uern 60+, Prof. Dr. Saulo Gomes, a deputada estadual Divaneide Basílio e um representante do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa ldosa.
A cerimônia, acompanhada por familiares e amigos dos concluintes, reafirmou o compromisso da Uern com a inclusão social e a valorização da pessoa idosa, proporcionando não apenas novos conhecimentos, mas também dignidade, autoestima e a realização do sonho de viver uma formatura universitária.