Na manhã desta quinta-feira, 25, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte transferiu sua sede para a reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). A solenidade ocorreu no pátio da reitoria e faz parte das homenagens aos 57 anos da Universidade.
A governadora Fátima Bezerra e parte do secretariado estarão na reitoria da Uern até domingo, 28 de setembro. O objetivo é descentralizar a administração estadual, aproximando-a ainda mais da população de Mossoró e municípios vizinhos.
A solenidade de instalação do Governo contou com a presença da reitora Cicília Maia, do vice-reitor Chico Dantas, representantes dos governos municipais da região, da Assembleia Legislativa e representantes de Secretarias, de órgãos e de entidades do Estado, além de representantes da comunidade acadêmica.
Em sua mensagem de boas-vindas, a reitora Cicília Maia destacou a alegria de receber o Governo do Estado na Uern. “Esse é um gesto que representa muita coisa, demonstra o reconhecimento inquestionável do papel da Uern no desenvolvimento do nosso Estado”, frisa. A reitora agradeceu ao apoio e parceria da governadora Fátima Bezerra com a Uern.
“Hoje estamos diante da concretização de pautas importantes, pautas históricas, fruto da luta de muitos nomes”, relembra a reitora. Nos últimos anos, a Uern celebrou muitas conquistas importantes, com destaque para a Autonomia Financeira, o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos servidores e Fim da Lista Tríplice. “Essas conquistas garantem a autonomia plena da Universidade, e nos possibilitou muitos avanços, como a melhoria na infraestrutura, aquisições de novos equipamentos, entre outros”, informa a reitora.
Cicília Maia aproveitou o momento para entregar um documento à Governadora pedindo o seu apoio para conquistas futuras, como a repactuação e fortalecimento da autonomia financeira, a atualização do quadro de servidores da Uern e atualização do marco da Ciência Tecnologia e Inovação.
A governadora Fátima Bezerra externou a alegria de instalar o Governo na Uern. “É uma alegria estar no chão da Uern. A mensagem que quero passar é do quanto o governo valoriza esse chão e essa que é uma das mais importantes instituições que o Estado tem. A Uern democratiza o Ensino Superior e oferece oportunidades para jovens de todas as regiões do Estado”, afirma a governadora.
A transferência do Governo para Mossoró no final de mês de setembro também marca as comemorações dos 142 anos da abolição da escravatura em Mossoró. A cidade libertou os escravos em 30 de Setembro de 1883, cinco anos antes da Lei Áurea. “É uma alegria imensa estar com o Governo em Mossoró, celebrar a história de luta e resistência do povo de Mossoró”, frisa Fátima Bezerra.
Durante a estadia em Mossoró, a governadora participará de visitas, reuniões e entrega de obras. Ela também participará da Sessão Solene em homenagem aos 57 anos da Uern, realizada na sexta-feira, às 14h, na Câmara Municipal de Mossoró (CMM). Na ocasião, autoridades serão homenageadas pela contribuição na autonomia da Uern.
No domingo, 28, a governadora Fátima Bezerra, chanceler da Uern, participará da Assembleia Universitária, em comemoração aos 57 anos da fundação da Universidade. ‘É um momento muito marcante. Em mais de meio século, a Uern já expediu mais de 56 mil diplomas. Isso tem um valor imensurável para o Estado”, disse.
Governadora assinou projetos e licitação para a construção de CEU da Cultura na Uern
Durante a solenidade, a Governadora assinou o Projeto Plantando o Futuro (produção de 1 milhão de mudas), desenvolvido em parceria com a Uern, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) e Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (Funcitern).
O titular da Sedraf, Alexandre Lima, destaca que na primeira fase do projeto foram distribuídas 500 mil mudas. “Nesta fase, estamos ampliando o projeto, demonstrando o compromisso do Governo com a sustentabilidade”.
Também foi realizado o lançamento do edital de credenciamento da economia solidária para o acesso ao PECES (Programa de Compras do Governo), fruto de projeto de Lei de autoria da deputada Isolda Dantas.
A governadora assinou ainda a licitação para a construção do CEU da Cultura na Uern. O centro será desenvolvido a partir de projetos de referência fornecidos pelo Ministério da Cultura (MinC) e adaptados por equipes locais. O espaço abrigará atividades voltadas à expressão corporal, educação cidadã, arte e educação, trabalho e renda, meio ambiente, entre outras atividades interrelacionadas à cultura.