Solenidade de colação de grau marca a realização de um sonho para formandos

Realizar. Significa fazer que tenha ou ter existência concreta. Em tom de poesia, o graduando Pedro Lucas Câmara Gurgel, orador da turma de concluintes da noite desta quinta-feira, 13, norteou seu discurso na ampla significação desse verbo. Afinal, entre as mais diferentes histórias e desejos cada um dos mais de 100 graduandos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) que colaram grau na solenidade, o que eles compartilham em comum nesta noite é ato de realizar um sonho.

O sonho do senhor Dirceu Félix Bezerra, que viu seus dois filhos receberem um diploma de graduação na mesma noite, no curso de Letras – Língua Inglesa. Dono de um estabelecimento comercial de bebidas, ele se dedicou para dar para seus filhos o melhor dos presentes: a educação. E hoje, ele vê seu desejo realizado. “Estou muito emocionado. Com muito esforço, consegui ver meus dois filhos formados”, declara.

Para Danilo de Paiva Félix e Natália de Paiva Félix, filhos de seu Dirceu, que fizeram questão de entrar na solenidade juntos, de mãos dadas com o pai, o momento é mais que emocionante. “É uma alegria poder dar esse orgulho ao meu pai, e ter a chance de poder dar um futuro melhor pra ele”, declara Danilo. “É um momento muito gratificante”, complementa Natália.

Os pais da formanda Laíse Azevedo, graduanda da curso de Ciências Sociais, não tiveram a mesma oportunidade de ver a filha recebendo o diploma. “Minha mãe faleceu quando eu tinha 15 anos, e meu pai, quando entrei na Faculdade”, conta. Mas ainda assim, ela fez questão de compartilhar o momento com a memória deles, levando para a solenidade uma fotografia dos dois, a qual a acompanhou durante a entrega do diploma e ao longo da cerimônia.

“Sou de uma família com seis filhos. E sou a primeira da minha família paterna a se formar. Esse momento é muito significativo pra mim, pois representa um fortalecimento da educação que meus pais me deram. É uma forma de mostrar que é possível a gente realizar tudo que deseja. E hoje tenho certeza que eles estão aqui comigo, comemorando essa conquista”, declara.

Colaram grau na noite desta quinta-feira, 13, graduandos dos cursos de Letras – Língua Portuguesa, presencial e EAD; Letras Língua Espanhola, Letra – Língua Inglesa, Música, Geografia, Ciências Sociais, Filosofia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Comunicação Social – habilitação em Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Radialismo, da Uern Mossoró. Além do curso de Letras, em Pau dos Ferros, e Filosofia, em Caicó.

O diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Facic), o Prof. Dr. Marcílio Falcão, que presidiu a solenidade, destacou que esse é um momento ímpar na vida de todos os graduandos. “É uma alegria compartilhar com vocês o encerramento deste ciclo. O nosso sentimento, enquanto Universidade, é de dever cumprido”, declara. A paraninfa da turma, a Profª. Drª. Maria José Costa Fernandes, ressaltou que esse é um importante momento de fim de um ciclo e preparação para uma nova etapa de vida de cada um.

O graduando Pedro Lucas Câmara Gurgel, orador da turma, deixou em seu discurso uma mensagem para os formandos levaram para toda a sua vida. “Estamos hoje recebendo o nosso diploma. E fomos nós que realizamos juntos. Que nós possamos nunca parar de realizar, nunca desistir das lutas de nossas vida. Que na poesia da vida, nosso tema seja sempre realizar”, finaliza.

As fotos da noite podem ser conferidas neste link.