Na Sexta das Ciências deste agosto, o assunto será a revisão do Plano Diretor de Natal, com o tema “Qual cidade queremos para todos?”, sob a perspectiva do desenvolvimento social e sustentável. O Sexta das Ciências é um projeto da UERN Natal para discutir Ciências e Tecnologia, com edições sempre às primeiras sextas-feiras de cada mês.
Para o debate on line e ao vivo, que será transmitido pelo Youtube/UERNNATAL, nesta sexta(07), a partir das 16h, sobre a organização urbanística da capital para os próximos anos, foram convidados o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo e coordenador técnico da revisão do Plano Diretor, Thiago Mesquita; a Profa Dra. Ruth Ataíde, do curso de Arquitetura da UFRN e coordenadora do Fórum Direito à Cidade, e o Prof. Dr. Carlos Sérgio, do curso de Direito da UERN Natal e autor de um livro sobre o assunto. A mediação do debate será feita pelo Prof. Dr. João Freitas, do curso de Turismo da UERN Natal.
“Uma cidade mais inclusiva e sustentável é o principal objetivo a ser alcançado com a definição de novas prescrições aptas a reger o uso e ocupação do solo urbano de forma ética e responsável. Vemos a cidade como o espaço de concretização de políticas e direitos fundamentais e neste sentido precisamos acompanhar de perto a proposta de revisão do Plano Diretor de Natal, que deverá ser encaminhada em breve para a Câmara Municipal de Natal. Os prazos para a revisão, que são definidos por lei e pelo Estatuto das Cidades, estão extrapolados, o que revela que temos em vigor um plano que não consegue dar resposta aos novos desafios que Natal apresenta hoje”, esclarece o Prof. Carlos Sergio.
“A discussão sobre “a cidade que queremos” remete à uma necessária reflexão sobre Natal, numa perspectiva inclusiva e democrática de planejamento territorial, que se fundamenta em alguns princípios, entre eles: a defesa da proteção da paisagem e dos valores socioambientais do território; a valorização da nossa memória e da história da cidade, inclusive às relacionadas aos processos de planejamento anteriores e que traduzem a cidade que eu quero e que temos defendido e conquistado nos últimos 40 anos. Espero, que o “Sexta das Ciências” proporcione um diálogo aberto com a defesa de ideias que afirmem a construção de uma cidade mais humana”, comenta a Prof. Ruth.
“Nesta oportunidade aberta pela UERN, através do Sexta das Ciências, vamos esclarecer sobre como está sendo o processo de revisão do Plano Diretor de Natal, detalhando sobre como se deu cada uma das fases dele, para garantir transparência e participação ampla da sociedade civil organizada, com o objetivo de trazermos avanços nas áreas social, econômica, cultural, arquitetônica, histórica e de meio-ambiente e de inclusão na gestão do espaço urbano”, resumiu o secretário Thiago Mesquita.