Inaugurado nesta terça-feira, 24 de maio, o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) – fruto de uma parceria entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Prefeitura Municipal de Mossoró e Ministério da Saúde – investigará causas de mortes desconhecidas ou duvidosas em Mossoró e em mais de 60 municípios.
O SVO está instalado na Faculdade de Ciências da Saúde (FACS/UERN) e conta com profissionais da área da Saúde da Prefeitura de Mossoró.
De acordo com o diretor da FACS/UERN, Prof. Fausto Pierdoná Guzen, o SVO fortalecerá o ensino de graduação, especialmente dos cursos de Medicina, Enfermagem, Ciências Biológicas e Serviço Social, além de ser um campo de pesquisa, qualificação e incentivo à criação de Residências Médicas.
Durante a solenidade de inauguração, o reitor Pedro Fernandes destacou a importância de parcerias para conquista do SVO. “Nós temos que dialogar, buscar parcerias e otimizar recursos”, afirmou Pedro Fernandes. O Prefeito Francisco José da Silveira Júnior também destacou a parceria e ressaltou que o trabalho do SVO poderá ser utilizado para desenvolver políticas públicas de controle de surtos e epidemias.
A secretária de Saúde, Leodise Cruz, explica que o SVO conta com uma equipe qualificada para prestar assistência às famílias que perderam seus parentes e ficaram sem saber a causa das mortes.
A direção do SVO é do professor Richardeson Fagner. Ele acrescenta que com o indicativo epidemiológico, serão encaminhadas informações para a base de dados do Estado.
A solenidade de inauguração foi prestigiada por vereadores, secretários da Prefeitura de Mossoró, pró-reitores, assessores e alunos da UERN.