Depois de estrear na TV Brasil, no último dia 5, a série “Vem Ver”, da Uern TV, emissora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e integrante da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) passará a ser exibida na TV Brasil Internacional, a partir do dia 26 de março. O canal da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) está disponível na internet, em aplicativo para smartphone e via parabólica digital para 12 países.
Mauro Costa, gerente de Conteúdo e Programação da TV Brasil Internacional, explica que a série foi escolhida para a grade por seu potencial de mostrar ao público estrangeiro e aos brasileiros no exterior as riquezas naturais, culturais e históricas do Rio Grande do Norte.
A produção se destaca por explorar a rota do Seridó Geoparque, valorizando o turismo sustentável, os povos originários, o ecoturismo serrano e as festividades tradicionais do estado. Além disso, a qualidade da narrativa e das imagens captadas ao longo de mais de 8.400 quilômetros de gravações proporciona uma experiência imersiva, alinhada com a proposta do canal de promover o Brasil para o mundo.
A atração será exibida na TV Brasil Internacional às segundas-feiras, às 06h, 12h, 18h e 00h, horário do Brasil, levando ao público uma jornada pelo Rio Grande do Norte com episódios que combinam entretenimento e conhecimento.
“A parceria entre a TV Brasil Internacional (EBC) e a Uern TV fortalece a difusão de conteúdos regionais e educativos em escala nacional e internacional. A produção de Vem Ver exemplifica essa sinergia ao dar visibilidade ao Rio Grande do Norte e à iniciativa acadêmica GeoRoteiros, que envolve estudantes na exploração de atrativos turísticos. Essa colaboração amplia o alcance da cultura e da história brasileira, valorizando as identidades locais e promovendo o turismo sustentável para um público global”, destacou Mauro Costa.
Para o professor Fabiano Morais, diretor da Uern TV, a exibição para outros países representa muito para o Rio Grande do Norte, que terá seus destinos turísticos divulgados em lugares com grande potencial de visitantes, como é o caso dos Estados Unidos, de países da Europa e de toda América do Sul.
“Para a Uern TV, também, é muito importante ter uma produção com um alcance desse nível. A parceria com a Funcitern, Emprotur, Setur e o curso de Turismo da Uern em Natal, foi decisiva para que os 13 episódios fossem produzidos com muita qualidade, envolvendo técnicos, alunos e professores. Dá muito orgulho fazer comunicação pública dessa forma e levar à população produtos audiovisuais com essa qualidade”, comentou.
A grade de programação da TV Brasil Internacional é voltada para o público no exterior. Como contamos com um único player de exibição, adotamos uma grade mais compacta, permitindo alcançar o maior número de pessoas em diferentes fusos horários nos seis continentes.