...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Seminário sobre o envelhecimento debate sobre direitos da pessoa idosa

Texto: Vitória Araújo – Estagiária de Jornalismo

Nesta sexta-feira, 21, foi realizada a programação do “Seminário sobre o envelhecimento”, no auditório da Faculdade de Serviço Social, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) Mossoró. Promovido pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas, da (Progep), o evento é alusivo ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa.

A programação contou com apresentação cultural do grupo de idosas do Centro de Convivência do Idoso do São Manoel, e palestras sobre “Envelhecimento e políticas de cuidado”, ministrada pela Profª. Drª. Suzaneide Ferreira da Silva, e “Violências contra a pessoa idosa e rede local de proteção e defesa da pessoa idosa”, como o Dr. Guglielmo Marconi Soares, representante do Ministério Público. A atividade conta com uma panfletagem educativa.

Para a titular da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida, Bianca Valente é de extrema importância debater questões sobre o envelhecimento e os direitos da pessoa idosa. “Hoje estamos com uma sociedade envelhecida, e a gente precisa se preparar para isso. Na Progep, temos o setor de aposentados, que vem, através do programa Ciclos, preparando o servidor para a aposentadoria”, afirma.

Ela complementa que a proposta do Ciclos é “preparar o servidor psicologicamente, socialmente, sobre a questão do envelhecimento, onde a gente numa vida pós-carreira junto com a aposentadoria. Assim, ele consegue envelhecer de uma forma saudável”, frisa Bianca Valente.

Para a professora Gilcelia Góis, coordenadora do Núcleo de Estudo sobre Pesquisa sobre a Terceira Idade (NEPTI), a contribuição da Uern em relação ao tema é de fundamental importância. “É uma oportunidade de socializar, discutir e mostrar as potencialidades de como viver a terceira idade com uma qualidade de vida melhor”, declara.

O Seminário é promovido através de uma parceria entre a Uern, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, a 15ª Promotoria de Justiça de Mossoró, o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Mossoró.

O Dia 15 de junho foi declarado Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, em 2006. A proposta é reafirmar a preocupação mundial por campanhas de combate à violência contra a pessoa idosa, na busca de se criar uma consciência mundial, social e política de combate à violência contra a pessoa idosa.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support