Texto: Vitória Araújo – Estagiária de Jornalismo
Nesta sexta-feira, 21, foi realizada a programação do “Seminário sobre o envelhecimento”, no auditório da Faculdade de Serviço Social, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) Mossoró. Promovido pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas, da (Progep), o evento é alusivo ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa.
A programação contou com apresentação cultural do grupo de idosas do Centro de Convivência do Idoso do São Manoel, e palestras sobre “Envelhecimento e políticas de cuidado”, ministrada pela Profª. Drª. Suzaneide Ferreira da Silva, e “Violências contra a pessoa idosa e rede local de proteção e defesa da pessoa idosa”, como o Dr. Guglielmo Marconi Soares, representante do Ministério Público. A atividade conta com uma panfletagem educativa.
Para a titular da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida, Bianca Valente é de extrema importância debater questões sobre o envelhecimento e os direitos da pessoa idosa. “Hoje estamos com uma sociedade envelhecida, e a gente precisa se preparar para isso. Na Progep, temos o setor de aposentados, que vem, através do programa Ciclos, preparando o servidor para a aposentadoria”, afirma.
Ela complementa que a proposta do Ciclos é “preparar o servidor psicologicamente, socialmente, sobre a questão do envelhecimento, onde a gente numa vida pós-carreira junto com a aposentadoria. Assim, ele consegue envelhecer de uma forma saudável”, frisa Bianca Valente.
Para a professora Gilcelia Góis, coordenadora do Núcleo de Estudo sobre Pesquisa sobre a Terceira Idade (NEPTI), a contribuição da Uern em relação ao tema é de fundamental importância. “É uma oportunidade de socializar, discutir e mostrar as potencialidades de como viver a terceira idade com uma qualidade de vida melhor”, declara.
O Seminário é promovido através de uma parceria entre a Uern, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, a 15ª Promotoria de Justiça de Mossoró, o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Mossoró.
O Dia 15 de junho foi declarado Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, em 2006. A proposta é reafirmar a preocupação mundial por campanhas de combate à violência contra a pessoa idosa, na busca de se criar uma consciência mundial, social e política de combate à violência contra a pessoa idosa.