Seminário discute questões sobre estágio e relação de trabalho

Com o tema “Estágio e a Relação de Trabalho”, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), promoveu na noite desta quarta-feira, 28, o I Seminário de Estágio Curricular Não Obrigatório. O evento ocorreu no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), no Campus Central.

A programação contou com a presença da vice-reitora da UERN, Fátima Raquel Rosado Morais; o titular da PRAE, Erison Natécio da Costa Torres; o pró-reitor adjunto de Ensino de Graduação, Wendson Dantas de Araújo Medeiros; a chefe do Setor de Estágios e Convênios, Clézia da Rocha Barreto; o coordenador-geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Paulo Sérgio Fernandes Silva; além de professores e estudantes de diferentes cursos.

Palestrante do seminário, o procurador federal e professor da UERN Raimundo Márcio Ribeiro Lima destacou a importância do debate. “A Universidade existe para formar profissionais capacitados para realizar tarefas importantes para o meio social e o estágio é um processo dessa formação”, diz. Ele destaca que é nesse ambiente de estágio que o estudante incorpora as regras de trabalho e as regras trabalhistas.

Para ele, o estágio se apresenta como uma relação de trabalho e exige alguns cuidados seja na perspectiva pedagógica-curricular, que fica a cargo do professor-orientador, seja na perspectiva de empregador, na incorporação desse profissional em formação, e seja na compreensão entre essa relação triangular entre universidade, empregador e estagiário. “É uma temática que revela uma conexão muito forte com o papel da Universidade na formação do aluno”, diz, justificando a relevância do debate.

Clézia Barreto afirma que discutir o estágio é de fundamental importância para todos os estudantes. “O estágio está qualificando o aluno, ao mesmo tempo em que oferece condições para ele concluir o seu curso, através da remuneração”, declara. Wendson Dantas salienta que o estágio complementa a formação do aluno. “Muitas vezes é no estágio que o estudante consegue se descobrir, se encontrar na profissão que escolheu”, observa.

Segundo a vice-reitora Fátima Raquel, a política de estágio curricular não obrigatório na UERN avançou muito nos últimos anos. “Para se ter uma ideia, hoje são 600 bolsas para estágios não obrigatórios”, revela. Diante dessa realidade, o seminário é um momento oportuno para debater com toda a comunidade acadêmica questões relativas ao estágio, com o intuito de otimizar as ações.

Erison Natécio destaca que o seminário traz temas para que o estudante tenha no estágio um campo de aprendizado teórico e prático. Ele revela que o estágio não obrigatório tem um grande impacto no processo de formação. “A UERN capta mais de meio milhão de reais por ano com o pagamento de bolsas de estágio através de parceria com órgãos públicos e privados. O estágio se tornou prioridade dentre as ações da PRAE e o seminário vem consolidar esse trabalho que está sendo feito”, finaliza.