Semanário de Avaliação Institucional da Uern é iniciado com palestras online

O III Semanário de Avaliação Institucional da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) teve início na tarde de hoje, 11, com duas palestras online sobre os desafios da avaliação e melhoria de resultados de indicadores. A programação do evento realizado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), em colaboração com a Assessoria de Avaliação Institucional (AAI), segue até o fim do mês com diversas atividades presenciais e online.

O professor Wendson Dantas, titular da AAI, destacou que o Semanário visa fortalecer, dentro da Uern, uma cultura de avaliação. “É um momento muito positivo aproveitando os resultados do Índice Geral de Cursos (IGC), do Inep, que é fruto de todos os nossos processos de avaliação. Toda a comunidade participa e se engaja para chegarmos aos indicadores positivos que temos conquistado”, comentou.

A primeira palestra do dia foi proferida pela professora Adriana dos Santos Marmori Lima, reitora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que abordou “Os desafios das IES estaduais no processo de avaliação externa em busca da melhoria contínua”.

Saudando a colega da instituição baiana, a reitora da Uern, professora Cicília Maia, se disse ansiosa para ouvir a experiência de uma universidade que tem características, desafios e potencialidades semelhantes.

Parabenizando os indicadores obtidos pela Uern, Maia destacou o esforço de um trabalho coletivo feito por muitas mãos.

“Fazemos um trabalho dialogado, todos com a mesma energia do pensamento, somando esforços da nossa equipe e de toda uma comunidade acadêmica. Estamos celebrando nossos indicadores agora, é sempre importante para nos dar um gás, ver onde estamos acertando, mas sabemos que o caminho é longo e ainda temos muitos desafios a serem superados”, comentou a reitora.

Em suas considerações, a reitora da Uneb apresentou a realidade da instituição da qual é gestora, parabenizou os indicadores da Uern e ressaltou os desafios que considera serem mais comuns.

“Considero que é importante conhecer bem os nossos planos, pra saber o que vai ser avaliado, construir estratégias permanentes que vão avaliar a relevância da universidade para a sociedade, fazer reflexões constantes daquilo que estamos conseguindo concretizar, valorizar os ganhos, definir indicadores de excelência acadêmica que sejam comuns aos três segmentos, pois o que pode ser relevante para o docente pode não ser para o aluno nem para o técnico”, exemplificou.

Na segunda palestra do dia, “O papel da CPA e do NDE no processo de autoavaliação para a melhoria dos resultados da avaliação externa: Enade, CPC e IGC”, a professora Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), exemplificou como utilizar os índices para melhorar a qualidade do ensino.

“O aluno vai ser formado para uma determinada demanda e, muitas vezes, reclama que não estão tendo acesso a determinados conhecimentos que são necessários no mercado de trabalho por que o seu curso na universidade está desatualizado. Então, é preciso que esse curso esteja em constante atualização, com suas ementas, seus projetos, e que os professores que compõem o Núcleo Docente Estruturante (NDE) tenham a sensibilidade de pegar os índices, dialogar e, a partir daí, façam as atualizações necessárias para que a gente possa formar o cidadão pleno e preparado”, detalhou.

Semanário

O propósito central do evento é estimular um amplo debate sobre os processos de avaliação, tanto internos (autoavaliação) quanto externos, que ocorrem na Uern. Assim, busca apresentar aos membros da comunidade acadêmica os fluxos desses processos e ressaltar sua importância para o contínuo aprimoramento das políticas administrativas, estruturais e pedagógicas, em consonância com o compromisso da instituição em contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Além disso, objetiva disseminar uma cultura de avaliação, promovendo a socialização do conhecimento sobre o tema e fortalecendo a política de corresponsabilização dos envolvidos no processo avaliativo.