...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Semana Pedagógica da UERN é marcada por palestra sobre prática da educação inclusiva

Foi realizada na tarde desta terça-feira, 13, a palestra de abertura da Semana Pedagógica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) alusiva ao semestre 2024.2 dentro do Projeto Reconecta.

O tema foi “Formação Docente para a Prática Educacional Inclusiva na Educação Superior” tendo como palestrante a Prof.a Dra. Sinara Pollom Zardo da Universidade de Brasília.

Foi aberta a fala para a coordenadora geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Carol Sorriso. “Nós lutamos por uma universidade que seja de diversidade, que seja plural e a universidade é construída por nós estudantes, docentes e servidores”, frisou.

Quem também falou foi o coordenador do Fórum de Chefes de Departamentos da UERN Rosenilson Santos. “Nesse momento o Fórum de Chefes Acadêmico não deixa outros votos que não seja de um semestre exitoso. Esse semestre é muito especial porque o nosso semestre se sincroniza com o calendário civil se juntando a outras IES (Instituições de Ensino Superior) e do ensino básico”, frisou.

O coordenador do Fórum de Diretores e Diretoras da UERN Marcílio Falcão destacou a importância da retomada das aulas. “O Fórum de Diretores recebe com muita alegria a abertura do semestre no sentido de desejar um ensino superior cada vez mais emancipatório”, declarou.

A professora Fernanda Abreu, pró-reitora de ensino de graduação, que destacou que toda a retomada as aulas é fruto de um trabalho coletivo. “A gente quer abraçar toda a comunidade acadêmica. Sejam todos benvindos e benvindas ao semestre 2024.2”, acrescentou.

A reitora Cicilia Maia disse que com alegria retoma o semestre 2024.2. “Cada um de vocês com o seu conhecimento e sua dedicação têm desempenhado um papel essencial na formação de nossos estudantes e na construção de uma universidade mais inclusiva, mais includente e transformadora”, frisou.

A reitora elogiou o tema da palestra de abertura e o papel da professora Sinara na educação inclusiva. “A inclusão educacional não é apenas um objetivo a ser alcançado, mas um compromisso que temos que renovar diariamente”, avaliou.

Na palestra de abertura Sinara Zardo destacou o trabalho como diretora de acessibilidade da UNB que atende mais de 700 estudantes com algum tipo de deficiência.

Sinara trabalhou com três temas: panorama das pessoas com deficiência no Brasil e no ensino superior brasileiro; inclusão e acessibilidade; o direito de aprender.

Ela apresentou que o Censo de 2022 apontou que existem 18,6 milhões de pessoas com deficiência no Brasil. Apenas 25,6% das pessoas com deficiência terminam o ensino médio e 57,3% das pessoas sem deficiência alcançam esse nível de ensino. “Isso mostra o quanto as pessoas com deficiência estão à margem do direito a educação”, frisou.

Apenas 0,83% das pessoas com deficiência chegam ao ensino superior. Ela destacou que apesar da baixa quantidade de alunos no ensino superior o número de matrículas aumentou 1.460% nos últimos anos. “As políticas e ações afirmativas avançaram muito nas condições de acesso. O grande desafio é ter ações de permanência dos estudantes”, acrescentou.

A professora Sinara destacou a importância da acessibilidade para a eliminação de barreiras para tornar o ensino superior mais inclusivo. Ela ainda reforçou a importância de abolir o capacitismo no ambiente acadêmico. “O diálogo entre professor e estudante é fundamental para que a acessibilidade pedagógica e atitudinal aconteça na sala de aula. É uma mudança de cultura”, avaliou.

Ao final da palestra Sinara lembrou que o direito de aprender vai além do oferecimento de vagas e a realização da matrícula. “Requer que a educação inclusiva seja considerada um princípio na gestão das instituições. A possibilidade de acesso, participação e aprendizagem em contextos educacionais tem que ser de forma qualificada”, complementou.

O Projeto Reconecta marca o início do semestre acadêmico 2024.2 com momentos de integração entre a comunidade acadêmica com a realização de quatro eventos: Semana de Planejamento Pedagógico, Uern Conect@, Seminário de Ambientação Acadêmica (Samba) e Aula Magna.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support