Foi realizada na tarde desta terça-feira, 13, a palestra de abertura da Semana Pedagógica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) alusiva ao semestre 2024.2 dentro do Projeto Reconecta.
O tema foi “Formação Docente para a Prática Educacional Inclusiva na Educação Superior” tendo como palestrante a Prof.a Dra. Sinara Pollom Zardo da Universidade de Brasília.
Foi aberta a fala para a coordenadora geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Carol Sorriso. “Nós lutamos por uma universidade que seja de diversidade, que seja plural e a universidade é construída por nós estudantes, docentes e servidores”, frisou.
Quem também falou foi o coordenador do Fórum de Chefes de Departamentos da UERN Rosenilson Santos. “Nesse momento o Fórum de Chefes Acadêmico não deixa outros votos que não seja de um semestre exitoso. Esse semestre é muito especial porque o nosso semestre se sincroniza com o calendário civil se juntando a outras IES (Instituições de Ensino Superior) e do ensino básico”, frisou.
O coordenador do Fórum de Diretores e Diretoras da UERN Marcílio Falcão destacou a importância da retomada das aulas. “O Fórum de Diretores recebe com muita alegria a abertura do semestre no sentido de desejar um ensino superior cada vez mais emancipatório”, declarou.
A professora Fernanda Abreu, pró-reitora de ensino de graduação, que destacou que toda a retomada as aulas é fruto de um trabalho coletivo. “A gente quer abraçar toda a comunidade acadêmica. Sejam todos benvindos e benvindas ao semestre 2024.2”, acrescentou.
A reitora Cicilia Maia disse que com alegria retoma o semestre 2024.2. “Cada um de vocês com o seu conhecimento e sua dedicação têm desempenhado um papel essencial na formação de nossos estudantes e na construção de uma universidade mais inclusiva, mais includente e transformadora”, frisou.
A reitora elogiou o tema da palestra de abertura e o papel da professora Sinara na educação inclusiva. “A inclusão educacional não é apenas um objetivo a ser alcançado, mas um compromisso que temos que renovar diariamente”, avaliou.
Na palestra de abertura Sinara Zardo destacou o trabalho como diretora de acessibilidade da UNB que atende mais de 700 estudantes com algum tipo de deficiência.
Sinara trabalhou com três temas: panorama das pessoas com deficiência no Brasil e no ensino superior brasileiro; inclusão e acessibilidade; o direito de aprender.
Ela apresentou que o Censo de 2022 apontou que existem 18,6 milhões de pessoas com deficiência no Brasil. Apenas 25,6% das pessoas com deficiência terminam o ensino médio e 57,3% das pessoas sem deficiência alcançam esse nível de ensino. “Isso mostra o quanto as pessoas com deficiência estão à margem do direito a educação”, frisou.
Apenas 0,83% das pessoas com deficiência chegam ao ensino superior. Ela destacou que apesar da baixa quantidade de alunos no ensino superior o número de matrículas aumentou 1.460% nos últimos anos. “As políticas e ações afirmativas avançaram muito nas condições de acesso. O grande desafio é ter ações de permanência dos estudantes”, acrescentou.
A professora Sinara destacou a importância da acessibilidade para a eliminação de barreiras para tornar o ensino superior mais inclusivo. Ela ainda reforçou a importância de abolir o capacitismo no ambiente acadêmico. “O diálogo entre professor e estudante é fundamental para que a acessibilidade pedagógica e atitudinal aconteça na sala de aula. É uma mudança de cultura”, avaliou.
Ao final da palestra Sinara lembrou que o direito de aprender vai além do oferecimento de vagas e a realização da matrícula. “Requer que a educação inclusiva seja considerada um princípio na gestão das instituições. A possibilidade de acesso, participação e aprendizagem em contextos educacionais tem que ser de forma qualificada”, complementou.
O Projeto Reconecta marca o início do semestre acadêmico 2024.2 com momentos de integração entre a comunidade acadêmica com a realização de quatro eventos: Semana de Planejamento Pedagógico, Uern Conect@, Seminário de Ambientação Acadêmica (Samba) e Aula Magna.