Foi aberta na sede da OAB/Mossoró a 85ª Semana Brasileira de Enfermagem e a 55ª Semana Mossoroense de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
O evento foi aberto com a palestra magna “Romper ‘bolhas” no Mundo Atual para o Resistir e o Coexistir da Enfermagem” ministrada pelo professor Ildone Forte, do Campus de Caicó.
Ildone falou como representante da Associação Brasileira de Enfermagem. O professor falou sobre os desafios da profissão como a luta pelo piso da categoria, carga horária e a compreensão sobre a articulação com as entidades de classe. “Existem enormes desafios no campo da enfermagem. Apesar de que alguns estados e municípios o piso já foi implementado”, declarou.
O discurso de abertura foi proferido pela reitora Cicilia Maia que lembrou ser filha de enfermeira para dar um testemunho a respeito da importância da profissão. “Como filha de uma enfermeira formada pela Uern, acompanho desde muito nova a realidade desta profissão, suas alegrias e seus desafios e vejo esta temática como um convite à reflexão sobre a história, as conquistas e desafios, e sobre o enfrentamento às adversidades que afetam a profissão”, frisou.
Ela ainda defendeu a valorização da profissão: “A enfermagem brasileira, apesar de ser a maior força de trabalho no país e de sustentar o Sistema Único de Saúde (SUS), ainda enfrenta dificuldades em obter a valorização econômica e as condições de trabalho que merecem. Este paradoxo revela a necessidade urgente de resistência contra a precarização histórica e a importância de desenvolvermos capacidades de coexistência, contribuindo para um planeta mais sustentável e para uma sociedade mais justa e solidária”.
O diretor da Faculdade de Enfermagem Rafael Soares disse que a Semana de Enfermagem é um evento que transcorre em todos o Brasil. “Em Mossoró desde que a FAEN existe que fazemos a Semana Mossoroense de Enfermagem e ela é muito representativa porque a enfermagem é o maior corpo profissional da saúde. Por muito tempo ela foi invisibilizada e a pandemia mostrou a importância dela”, declarou.
Uma das organizadoras do evento, a professora Amélia Fernandes, disse que celebra o Dia do Enfermeiro. “Estamos trazendo para a sociedade civil discussões importantes sobre a saúde. São tópicos importantes sobre o romper ‘bolhas’ para o coexistir enfermagem chamando a atenção para as lutas políticas, sociais e cientificas”, lembrou.
O chefe do Departamento de Enfermagem Deivson Lima destacou o que a Semana de Enfermagem representa. “O evento traz a necessidade de se discutir os avanços na formação científica, política e rupturas nos discursos sobre a prática do enfermeiro”, destacou.
A Semana de Enfermagem transcorre na quinta e sexta-feira nas instalações da FAEN com oficinas, mesas redondas e o encerramento será com uma homenagem aos profissionais de enfermagem na sede da Subseccional da OAB em Mossoró.