...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Semana de Enfermagem é aberta

 

Foi aberta na sede da OAB/Mossoró a 85ª Semana Brasileira de Enfermagem e a 55ª Semana Mossoroense de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

O evento foi aberto com a palestra magna “Romper ‘bolhas” no Mundo Atual para o Resistir e o Coexistir da Enfermagem” ministrada pelo professor Ildone Forte, do Campus de Caicó.

Ildone falou como representante da Associação Brasileira de Enfermagem. O professor falou sobre os desafios da profissão como a luta pelo piso da categoria, carga horária e a compreensão sobre a articulação com as entidades de classe. “Existem enormes desafios no campo da enfermagem. Apesar de que alguns estados e municípios o piso já foi implementado”, declarou.

O discurso de abertura foi proferido pela reitora Cicilia Maia que lembrou ser filha de enfermeira para dar um testemunho a respeito da importância da profissão. “Como filha de uma enfermeira formada pela Uern, acompanho desde muito nova a realidade desta profissão, suas alegrias e seus desafios e vejo esta temática como um convite à reflexão sobre a história, as conquistas e desafios, e sobre o enfrentamento às adversidades que afetam a profissão”, frisou.

Ela ainda defendeu a valorização da profissão: “A enfermagem brasileira, apesar de ser a maior força de trabalho no país e de sustentar o Sistema Único de Saúde (SUS), ainda enfrenta dificuldades em obter a valorização econômica e as condições de trabalho que merecem. Este paradoxo revela a necessidade urgente de resistência contra a precarização histórica e a importância de desenvolvermos capacidades de coexistência, contribuindo para um planeta mais sustentável e para uma sociedade mais justa e solidária”.

O diretor da Faculdade de Enfermagem Rafael Soares disse que a Semana de Enfermagem é um evento que transcorre em todos o Brasil. “Em Mossoró desde que a FAEN existe que fazemos a Semana Mossoroense de Enfermagem e ela é muito representativa porque a enfermagem é o maior corpo profissional da saúde. Por muito tempo ela foi invisibilizada e a pandemia mostrou a importância dela”, declarou.

Uma das organizadoras do evento, a professora Amélia Fernandes, disse que celebra o Dia do Enfermeiro. “Estamos trazendo para a sociedade civil discussões importantes sobre a saúde. São tópicos importantes sobre o romper ‘bolhas’ para o coexistir enfermagem chamando a atenção para as lutas políticas, sociais e cientificas”, lembrou.

O chefe do Departamento de Enfermagem Deivson Lima destacou o que a Semana de Enfermagem representa. “O evento traz a necessidade de se discutir os avanços na formação científica, política e rupturas nos discursos sobre a prática do enfermeiro”, destacou.

A Semana de Enfermagem transcorre na quinta e sexta-feira nas instalações da FAEN com oficinas, mesas redondas e o encerramento será com uma homenagem aos profissionais de enfermagem na sede da Subseccional da OAB em Mossoró.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support