A segunda edição da Feira de Internacionalização do Ensino Superior da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) terminou agora há pouco, com a palestra “Internacionalização estratégica: Alianças acadêmicas para o impacto científico e social” proferida, de forma remota, pela professora Dra. Luciane Stallivieri, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Na parte da manhã, a programação do evento contou com os painéis virtuais: Mostra de produtos acadêmicos: resultados dos acordos de cooperação da Uern; e Conectando mundos – um diálogo com órgãos de fomento à internacionalização.
O professor Dr. Pedro Adrião, titular da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Diri), fez uma avaliação do evento que reuniu participantes e instituições de vários lugares do mundo nos últimos dois dias.
“A II Feira de Internacionalização da Uern foi um grande sucesso, reuniu alunos, técnicos e diretores de todos os campi, uma participação coletiva que fortaleceu o espírito de integração da universidade. Foi um momento de reencontro, aprendizado e troca de experiências”, destacou.
O diretor completou que foi uma oportunidade de ampliar horizontes e fortalecer vínculos institucionais.
“Os visitantes puderam conhecer iniciativas e programas internacionais. O evento despertou novos interesses e perspectivas entre os participantes. A Feira confirmou o papel da Uern como uma universidade aberta ao mundo. Mostrou que internacionalizar é também incluir, dialogar e aprender juntos. O resultado foi um evento acolhedor, produtivo e inspirador”, ressaltou Pedro Adrião.
Encerramento
Para a palestrante Luciane Stallivieri, devemos pensar que internacionalização não é um departamento, é um comportamento, portanto, a instituição toda tem que respirar este momento de internacionalização.
“Nós vivemos uma época de interdependência, de países, instituições e pessoas conectadas, um momento de hiperconectividade. Portanto, essa hiperconexão, os avanços tecnológicos, mais do que nunca nós estamos numa competição global e, principalmente, tendo a oportunidade de maior troca e interação entre diferentes culturas. O que nos incentiva operar em conjunto. É a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte em cooperação, operando conjuntamente em nível de igualdade, de respeito, de reciprocidade com diversas instituições, diversos parceiros do mundo”, abordou inicialmente em sua fala.
No decorrer da sua fala, a palestrante abordou sobre internacionalização estratégica, seus objetivos, desafios, formas de estimulação, entre outros.
Clique AQUI para assistir a palestra transmitida via YouTube.
