Samba: Uern Caicó recepciona calouros de Enfermagem e Filosofia

Com orientações sobre a Universidade e suas ações, apresentações culturais, sorteio de brindes e atividades de integração, a Uern Caicó realizou, nesta terça-feira (9), o Seminário de Ambientação Acadêmica (Samba) para recepcionar os calouros dos cursos de Enfermagem e Filosofia.

O seminário foi dividido em dois momentos. No primeiro deles, à tarde, foram acolhidos os ingressantes dos curso de Enfermagem, recepcionados pela diretora do campus, professora Shirlene Mafra, além de representantes da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), da Ouvidoria da Uern, da Biblioteca do Campus de Caicó e do corpo docente do curso.

Durante o evento, a diretora promoveu uma dinâmica com os ingressantes, que buscou estimular reflexões sobre suas vivências pessoais, e apresentou algumas das principais características da Uern Caicó. “É um campus mais recente, mas com muita história”, enfatizou.

Por sua vez a ouvidora do campus, Ilana Josi, comentou sobre os diferentes tipos de assédio que podem acometer a comunidade acadêmica e ressaltou a importância de as vítimas poderem se manifestar e buscar apoio. “Não é porque estamos em um ambiente universitário que assédios não podem ocorrer”, salientou.

Veteranos do Curso de Filosofia orientaram os ingressantes sobre as possibilidades de atuação além das aulas da graduação

Já no turno da noite, os estudantes de Filosofia foram recepcionados pelo vice-diretor do campus, o professor José Teixeira Neto, que frisou o papel fundamental que os projetos de pesquisa e extensão possuem na vivência acadêmica e orientou os calouros em relação aos primeiros passos na Universidade.

A fala do professor foi reforçada pelo relato de estudantes do Curso de Filosofia que fazem parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Os veteranos comentaram sobre sua própria vivência acadêmica e incentivaram os ingressantes a buscarem as diversas oportunidades oferecidas pela Universidade além das aulas da graduação.

Acesso aos programas

Nos dois turnos do evento, o técnico-administrativo Abner Praxedes, da Prae, apresentou aos discentes os programas e auxílios aos quais eles podem concorrer – a exemplo do Programa de Apoio ao Estudante (PAE), Auxílio-Moradia, Auxílio-Creche e Auxílio-Transporte.

Os estudantes foram orientados sobre os objetivos de cada iniciativa e quais passos podem tomar para requerê-los, além das formas de acesso à equipe multiprofissional que a Universidade dispõe para apoiar o corpo discente.

O técnico-administrativo frisou ainda a variedade de programas e formas de apoio proporcionadas pela Universidade, as quais buscam promover a permanência estudantil de diversas maneiras, envolvendo questões desde a obtenção material necessário para os estudos até o deslocamento dos alunos.

Residente do município de Jucurtu, a caloura de Enfermagem Giovanna Tomaz, de 19 anos, destacou os desafios enfrentados para dedicar-se ao curso, especialmente a necessidade de viajar diariamente.

De toda forma, relatou, o apoio que recebe na instituição e, sobretudo, na própria casa casa alimenta sua determinação de dedicar-se à graduação. “Hoje eu estou na universidade, que é uma oportunidade que a minha mãe queria, mas não teve, então isso me motiva mais”, comentou a estudante.

Nesta quarta-feira (10), a Uern continua promovendo o Samba, nos campi de Assú, Patu e Pau dos Ferros.

Confira mais fotos do evento em Caicó neste link.