Com orientações sobre a Universidade e suas ações, apresentações culturais, sorteio de brindes e atividades de integração, a Uern Caicó realizou, nesta terça-feira (9), o Seminário de Ambientação Acadêmica (Samba) para recepcionar os calouros dos cursos de Enfermagem e Filosofia.
O seminário foi dividido em dois momentos. No primeiro deles, à tarde, foram acolhidos os ingressantes dos curso de Enfermagem, recepcionados pela diretora do campus, professora Shirlene Mafra, além de representantes da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), da Ouvidoria da Uern, da Biblioteca do Campus de Caicó e do corpo docente do curso.
Durante o evento, a diretora promoveu uma dinâmica com os ingressantes, que buscou estimular reflexões sobre suas vivências pessoais, e apresentou algumas das principais características da Uern Caicó. “É um campus mais recente, mas com muita história”, enfatizou.
Por sua vez a ouvidora do campus, Ilana Josi, comentou sobre os diferentes tipos de assédio que podem acometer a comunidade acadêmica e ressaltou a importância de as vítimas poderem se manifestar e buscar apoio. “Não é porque estamos em um ambiente universitário que assédios não podem ocorrer”, salientou.
Já no turno da noite, os estudantes de Filosofia foram recepcionados pelo vice-diretor do campus, o professor José Teixeira Neto, que frisou o papel fundamental que os projetos de pesquisa e extensão possuem na vivência acadêmica e orientou os calouros em relação aos primeiros passos na Universidade.
A fala do professor foi reforçada pelo relato de estudantes do Curso de Filosofia que fazem parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Os veteranos comentaram sobre sua própria vivência acadêmica e incentivaram os ingressantes a buscarem as diversas oportunidades oferecidas pela Universidade além das aulas da graduação.
Acesso aos programas
Nos dois turnos do evento, o técnico-administrativo Abner Praxedes, da Prae, apresentou aos discentes os programas e auxílios aos quais eles podem concorrer – a exemplo do Programa de Apoio ao Estudante (PAE), Auxílio-Moradia, Auxílio-Creche e Auxílio-Transporte.
Os estudantes foram orientados sobre os objetivos de cada iniciativa e quais passos podem tomar para requerê-los, além das formas de acesso à equipe multiprofissional que a Universidade dispõe para apoiar o corpo discente.
O técnico-administrativo frisou ainda a variedade de programas e formas de apoio proporcionadas pela Universidade, as quais buscam promover a permanência estudantil de diversas maneiras, envolvendo questões desde a obtenção material necessário para os estudos até o deslocamento dos alunos.
Residente do município de Jucurtu, a caloura de Enfermagem Giovanna Tomaz, de 19 anos, destacou os desafios enfrentados para dedicar-se ao curso, especialmente a necessidade de viajar diariamente.
De toda forma, relatou, o apoio que recebe na instituição e, sobretudo, na própria casa casa alimenta sua determinação de dedicar-se à graduação. “Hoje eu estou na universidade, que é uma oportunidade que a minha mãe queria, mas não teve, então isso me motiva mais”, comentou a estudante.
Nesta quarta-feira (10), a Uern continua promovendo o Samba, nos campi de Assú, Patu e Pau dos Ferros.
Confira mais fotos do evento em Caicó neste link.