SAMBA recepciona estudantes de Caicó

Na noite desta quarta-feira, 10, o Campus de Caicó da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizou o Seminário de Ambientação Acadêmica (SAMBA), um evento voltado para os estudantes novatos.

Além de serem apresentados aos serviços que a Uern oferta aos graduandos, também aconteceram apresentações culturais com música ao vivo e poesia.

A diretora do Campus de Caicó Shirlene Mafra destacou a relação de afeto que a Uern constrói com seus alunos. “É um prazer enorme receber vocês na nossa instituição. Temos muitos problemas, mas cada professor desta institucional tem muito amor para dar. A Uern tem essa característica do amor e com esse calor humano que dou boas-vindas para vocês”, frisou.

A diretora também projetos realizados pelo Campus nas áreas de ensino, pesquisa e extensão pelos cursos de filosofia, enfermagem e odontologia.

O coordenador do curso de filosofia, o professor Marcos Hélio, saudou os alunos e lembrou da necessidade de engajamento dos discentes para além da sala de aula. “Quero saudar vocês como início de semestre e estudo saindo do mundo do senso comum chegando ao mundo do conhecimento”, disse.

Matheus Saldanha, representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), que apresentou iniciativas da entidade no âmbito esportivo e deu orientações sobre o acesso a carteiras de estudante. “Aproveitem. A UERN é a nossa segunda casa e temos que defendê-la”, acrescentou.

Vanessa Alves, presidente do Centro Acadêmico de Filosofia, também deu boas-vindas aos estudantes e lembrou existir serviços de psicopedagogia e pedagogia para os discentes. “Espero que a filosofia encontre vocês e a filosofia possa mostrar para vocês o caminho a seguir e nos do Centro Acadêmico estamos aqui para o que vocês precisarem”, concluiu.

A ouvidora setorial Ilana Dutra apresentou os serviços do órgão. “A ouvidoria faz parte de uma política descentralização da reitora no sentido de combater o assédio sexual e moral”, lembrou.

O pró-reitor adjunto de administração Pedro Rebouças, representando a reitora Cicília Maia, deu boas-vindas aos novos alunos.

Abner Praxedes, Chefe do Setor Afirmativas e Assistência Estudantil da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), destacou os programas que visam a permanência do estudante na universidade. Ele apresentou os principais programas que são o Programa de Apoio ao Estudantes (PAE) e o Programa de Moradia que pode ser via residência ou auxílio financeiro. Ele também destacou o Auxílio Creche para mães com filhos de 0 a 5 anos de idade. “Esses programas são oferecidos a vocês com o intuito de que vocês permaneçam na universidade”, reforçou. “A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis está sempre atenta ao Campus de Caicó. Usufruam do que a universidade oferece a cada um de nós”, reforçou.

O estudante Jackson Santos, novato do curso de filosofia, não escondeu a alegria de viver o momento de chegada a universidade. “A expectativa é de conhecer pessoas novas, fazer amizades e que o curso traga muito conhecimento. Quero ter uma graduação com ótimos resultados”, frisou. A aluna Andreza Carla também falou da felicidade de ingressar no curso de filosofia. “Estou vendo esse inicio como uma nova fase de aprendizagem na minha vida e sair daqui formada”, declarou.

Ao final do evento foi apresentado um vídeo de boas-vindas da reitora Cicília Maia. “Aproveitem todas as oportunidades que a vivência que a universidade pode oferecer. Eu ingressei na UERN assim como vocês no curso de ciências da computação. Vocês começam a trilhar um caminho cheio de descobertas e vivam a nossa UERN que também é sua”, concluiu.

“O nosso objetivo é buscar melhorias, conquistas para a Universidade e superar os desafios. Queremos sempre a melhor qualidade possível para o ensino, pesquisa e extensão”, disse a reitora.