Samba encerra maratona de recepção dos estudantes com programação em Pau dos Ferros

Texto – Adriana Morais.

Com uma variada programação, o Semiárido de Ambientação Acadêmica (Samba) promoveu o acolhimento dos estudantes dos cursos de Educação Física e Letras – Língua Portuguesa, ingressantes no semestre 2024.2, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) Pau dos Ferros. As atividades ocorreram na manhã desta sexta-feira, 23, no auditório do Campus.

A recepção dos estudantes foi feita com muita música, com a apresentação da banda Utopia. Em seguida, foi exibido o vídeo institucional com informações sobre a Universidade e um momento de diálogo com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).

A titular da Prae, Ana Angélica Nogueira, apresentou os objetivos da Pró-reitoria, que visa dar apoio aos estudantes em toda a trajetória acadêmica. Também orientou sobre os auxílios e programas de permanência estudantil.

Desejando boas-vindas aos estudantes, a reitora Cicília Maia destacou que a Uern é um instrumento de transformação. “Por meio da educação pública, gratuita e de qualidade, a gente consegue transformar vidas. Aqui temos muito exemplos de vidas que foram transformadas pela Uern. E vocês também têm a oportunidade de ocupar esse espaço, que vocês aproveitem ao máximo essa experiência e que sejam transformados e, também, instrumentos de transformação”, afirma.

O vice-reitor Chico Dantas complementa que a Uern objetiva proporcionar um ambiente acolhedor, para além da formação acadêmica. “Aproveite todas as oportunidade da graduação, façam conexões com pessoas e vivam a Uern, em suas ações de ensino, pesquisa e extensão”.

O diretor da Uern Pau dos Ferros, Jailson José dos Santos, destacou que a Uern oferece muitas oportunidades de permanência, para que os estudantes possam aproveitar ao máximo as experiências da graduação. “Vivam a Uern. Aproveite cada oportunidade e serviços que a instituição proporciona”, declara.

Para a estudante Hanna Milene, o início da graduação em Educação Física representa a esperança de uma nova realidade. “Sempre gostei de atividades físicas, e agora vou poder me formar na área que sempre desejei. Espero adquirir muitos conhecimentos e aproveitar todas as oportunidades nas áreas de ensino, pesquisa e extensão”, afirma a estudante,que mora em água nova.

A programação do Samba contou ainda com apresentação do projeto Laboratório de Leitura Literária (LABLLIT), do Museu da Cultura Sertaneja e do projeto Raízes da Cultura Sertaneja (PROCULT). A atividade contou ainda com espaço verde, Ações de saúde e prevenção com testes rápidos de DST, apresentação do projeto Macro-ginástica, momento Interativo – práticas corporais – jogos e esporte – Ginástica e karatê, ações da Biblioteca: Pegue e leve – Biblioart – Solte uma Poesia, e plantão de dúvidas sobre os editais da Prae.

O Samba em Pau dos Ferros encerra a maratona de eventos de acolhida dos estudantes ingressantes dos semestre 2024.2 nos campi de Caicó, Natal, Mossoró e Pau dos Ferros. Ao todo, foram recepcionados 650 estudantes calouros.