Samba em Pau dos Ferros estimula vivência universitária além das salas de aula

Reunindo apresentações musicais e culturais, ginástica, sorteio de brindes e orientações sobre os principais setores e ações da Universidade, o Seminário de Ambientação Acadêmica (Samba) acolheu calouros e veteranos na manhã e noite desta quarta-feira (10), na Uern Pau dos Ferros.

Nas duas edições do evento, professores e técnicos-administrativos que falaram aos alunos, no auditório do campus, ressaltaram a importância de os alunos vivenciarem a Uern em suas diferentes possibilidades e áreas de atuação, não se limitando às salas de aula.

“Participem das ações de extensão, dos grupos de pesquisa, dos projetos, de tudo o que a universidade oferece. Aproveitem essa oportunidade”, frisou a pró-reitora adjunta de Extensão da Uern, professora Anairam de Medeiros.

A coordenadora geral do Diretório Central das e dos Estudantes da Uern (DCE), Estafane Maria, também destacou a importância da inserção dos alunos em diferentes áreas da universidade, que denominou como um “espaço de transformação mútua”, no qual a instituição possibilita mudanças na vida dos discentes, que por sua vez também modificam o ambiente acadêmico.

Reforçando as diferentes possibilidades relacionadas à vivência universitária, o diretor da Uern Pau dos Ferros, professor Agassiel de Medeiros, também salientou a relevância do diálogo entre os diferentes membros da comunidade acadêmica para o aproveitamento das experiências.

“Sempre mantenham esse diálogo, que é essencial”, frisou o diretor, que também apresentou aos alunos alguns espaços da Universidade e os técnicos administrativos responsáveis pela secretaria e pela ouvidoria no campus.

Em uma das dinâmicas realizadas durante o Samba, o estudante Micael Matias, do primeiro período do curso de Letras-Português, já demonstrou seguir à risca o conselho de viver a experiência universitária de diferentes formas.

Ex-aluno do curso técnico integrado de Informática no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Micael desenvolveu uma relação estreita com a literatura desde o ensino médio e foi um dos voluntários que recitaram poemas aos participantes, durante as dinâmicas do seminário.

Primeiro membro da família a ingressar no ensino superior, Micael contou ter entrado na graduação disposto a conhecer os espaços da Universidade que extrapolam as salas de aula – sobretudo as ações de pesquisa, que lhe atraem desde antes do início do curso.

Também presente ao Samba, a diretora de Assuntos Estudantis Jéssica Vianna apresentou aos alunos diversos programas e ações relacionadas à assistência estudantil disponibilizados pela instituição, a exemplo do Programa de Apoio ao Estudante (PAE) e do atendimento multiprofissional que conta com psicopedagogos, assistentes sociais e psicólogos.