Em um intenso circuito de programação, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), por meio do tradicional Seminário de Ambientação Acadêmica (Samba), promoveu momentos de acolhimento para estudantes, dando boas-vindas ao semestre 2025.1. As atividades foram realizadas nos campi de Assú, Caicó, Natal, Mossoró, Patu e Pau dos Ferros.
O Samba é um momento de acolhimento, que visa recepcionar calouros e integrar veteranos à vida universitária. Na ocasião, são apresentados os projetos de ensino, pesquisa e extensão da universidade, além de serem desenvolvidas atividades culturais e educativas que visam facilitar a adaptação dos novos estudantes ao ambiente acadêmico.
A abertura do circuito do Samba 2025.1 foi no dia 18 de fevereiro, na Uern Natal. A programação contou com exposições dos seguintes projetos desenvolvidos no Campus: Reciclar e Inovar – uma ação sustentável na zona norte de Natal; Academia Microscópica; ExtensArte do RN e Entrelaços Culturais.
No dia seguinte, foi a vez do Samba no Campus Mossoró. Com atividades informativas e momentos de diversão, os estudantes puderam conhecer os projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão. O evento contou ainda com a Feirinha Empreendedora, ação de vacinação, Pegue e Leve da Biblioteca e o Palco “Talentos Uern”, onde estudantes, docentes e técnicos administrativos tiveram a oportunidade de demonstrar todos os seus dotes artísticos.
No dia 21 de fevereiro, a Uern Pau dos Ferros fez a sua acolhida aos novatos e veteranos. O momento contou com muita interação e exposição de projetos, como a Empresa Júnior, o Cine Bale Musical e Subprojeto PIBID Alfabetização; o Café Filopedagógico: A Educação Integral do Ser Humano – II Edição, entre outros.
Já no dia 25 de fevereiro, o Samba foi realizado simultaneamente na Uern Caicó e Patu. Em Caicó, além das apresentações de projetos, o evento contou com um momento interativo com estudantes de enfermagem, que realizaram uma ação de simulação realística de primeiros socorros em situação de urgência e emergência.
Em Patu, o Samba contou com apresentações culturais, momentos de interação entre novatos e veteranos, brincadeiras e exposição de projetos. Entre os projetos que foram apresentados estão o Custo de Vida, Gestão de Finanças Pessoais, Entendendo as Contas Públicas, o Clube de Leitura, entre outros.
Encerrando a temporada de Samba presencial, nesta quarta-feira, 26, a Uern Assú promoveu o Samba para recepcionar seus estudantes. Além do acolhimento e apresentações de projetos, a programação contou com atividades do Carnaval Responsa.
Em todos os campi, a programação contou com apresentação institucional e uma intervenção da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) com o tema “Iniciando a Vida Acadêmica”. Os estudantes também assistiram a um vídeo institucional que apresentou diferentes setores e iniciativas da Uern e participaram de um jogo de perguntas e respostas onde testaram seus conhecimentos sobre a universidade.
Durante esses dias, com exceção do Campus de Natal, o Diretório Central dos e das Estudantes (DCE) Anatália de Melo Alves, em parceria com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), promoveu um mutirão para a emissão de carteirinhas estudantis.
Para a titular da Prae, Ana Angélica Nogueira, a programação nos campi foi bastante satisfatória. “Foi muito lindo de ver o engajamento de cada campus, explorando suas potencialidades. Estamos muito agradecidos por esse momento de acolhimento 2025.1 Muito obrigada a cada um e cada uma”, afirma.
Ela destaca que uma das novidades deste ano é o Samba EAD, que será realizado em março voltada para milhares de estudantes desta modalidade de graduação. A programação em cada polo está disponível logo abaixo:
SAMBA EAD – Março/2025
- 15/03: Polo Aglutinador de Patu
- 22/03: Polo Aglutinador de Parnamirim
- 29/03: Polo Aglutinador de Assu
- Programação:
– Apresentação Institucional
– Intervenção da PRAE com o tema “Iniciando a Vida Acadêmica”
– Exposição dos Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão
CONFIRA MAIS IMAGENS DO SAMBA 2025.1:
Samba em Assú: AQUI
Samba em Caicó: AQUI
Samba em Mossoró: AQUI
Samba em Natal: AQUI
Samba em Patu: AQUI
Samba em Pau dos Ferros: AQUI