...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Sala de Leitura da Uern possibilita troca de experiências e aprendizados à comunidade

Uma infinidade de possibilidades dentro de uma sala. As paredes aqui não são impedimento para uma viagem por variados mundos através da literatura. A Sala de Leitura está localizada na Faculdade de Educação (FE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Mossoró. Um espaço charmoso e atrativo para os amantes dos livros e do conhecimento e, por que não, dos curiosos. As cores, os detalhes, a variedade de obras, de autores e de culturas, tudo chama a atenção e, quem visita, se apaixona.

Visual da sala de leitura chama atenção por cada detalhe. Foto: Ênio Freire/Agecom

A Coordenadora Pedagógica da Sala de Leitura, professora Emanuela Medeiros, comenta que o surgimento desse local teve várias motivações. “A principal foi a necessidade de revitalizar um espaço já existente com livros teóricos, com o intuito de torná-lo um espaço em constante movimento, ou seja, com leitores buscando livros, vivenciando a experiência da literatura por meio das histórias e outras atividades formativas”, disse. 

E deu certo. Desde que ganhou esse formato, em 2022, a Sala de Leitura tem oferecido diversas atividades para a comunidade, como rodas de conversas sobre temas importantes para a formação docente, exposições, oficinas em parceria com diversos programas como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa de Educação Tutorial (PET), além de ser um local disponível para visitas escolares. “Já recebemos várias escolas e as crianças se encantam com o espaço e com a mediação da leitura feita com muito carinho pela equipe, formada atualmente por voluntárias e ex-alunas que hoje, como pedagogas, colaboram conosco”, comentou Emanuela Medeiros.

Atualmente, a sala conta com mais de 600 livros literários. Foto: Ênio Freire/Agecom

Inicialmente, a Sala de Leitura não dispunha de livros literários, e a coordenação teve que realizar uma campanha de incentivo a doações. “E não paramos por aí. Buscamos junto à direção da Faculdade a oportunidade de participar do orçamento participativo e já recebemos mais de 90 exemplares de excelentes títulos. Há, portanto, mais de 600 livros literários, desde infantis até juvenis e adultos”, afirmou a professora.

Assim, a Sala de Leitura se tornou um lugar de destaque, atrativo visualmente e, sobretudo, com inúmeras possibilidades de experiências literárias. Diariamente, diversos estudantes visitam a sala de leitura. É o caso de Luiz Henrique, estudante do quinto período do curso de Ciências Biológicas da Uern. Por vezes, ele tem de passar o dia inteiro na Universidade, e a Sala de Leitura oferece para ele e para toda a comunidade acadêmica um ambiente de descanso e, ao mesmo tempo, de aprendizado. 

“Eu tenho aula de manhã, à tarde e à noite. Então quando eu tenho um tempinho, eu venho aqui, leio um livro, passo o tempo. A sala é muito convidativa, acho isso muito legal”, disse. E é claro que experiências boas devem ser compartilhadas. “Eu já trouxe aqui alguns amigos meus do primeiro período de Biologia para eles conhecerem essa sala, e conhecerem um pouco mais da universidade”, salientou.

ESPAÇO PARA ESTÁGIOS

O local permite a troca de experiências e acesso ao conhecimento. Foto: Ênio Freire/Agecom

Além de oferecer um ambiente agradável e possibilitar a troca de experiências entre públicos diversos que a visitam, a Sala de Leitura também é uma oportunidade de estágio para os estudantes da Uern. A expectativa é de que, a partir de abril, discentes possam estagiar no local por meio de convênio com a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), Pró-reitoria de Extensão (PROEX) e através do estágio supervisionado.

 “Isso é importantíssimo para os/as estudantes realizarem seus estágios, seus trabalhos nas disciplinas e claro, ampliar o repertório de leitura, um ganho significativo para quem vai, futuramente, mediar a leitura na prática docente nas escolas”, comentou a coordenadora Emanuela Medeiros. 

SALA ABERTA AO PÚBLICO

Qualquer pessoa pode visitar a Sala de Leitura, seja para ler, para fazer empréstimo de livros, para compartilhar conhecimentos, enfim, é possível desfrutar de uma fonte inesgotável de experiências nesse ambiente. Afinal, como disse Emanuela Medeiros, “é preciso acreditar na leitura literária não de forma simplista ou apenas por entretenimento, mas como uma fonte de emancipação dos sujeitos. As narrativas nos ensinam muito, aliás, elas trazem um contributo incalculável para a formação humana”.

Quem quiser conhecer o ambiente, agendar visitas escolares ou até fazer doações de livros, pode entrar em contato com o telefone (84) 99630-2957, ou pelo Instagram: @saladeleiturafeuern.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support