“Saber que Acolhe”: reitora destaca história e conquistas da Uern e reafirma compromisso com a educação e a inclusão

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) comemorou seus 56 anos de história em uma Assembleia Universitária repleta de emoção e simbolismo. Sob o tema “Saber que Acolhe,” a reitora Cicília Maia destacou, em seu discurso, o papel transformador da universidade ao longo das décadas e seu compromisso com o acolhimento e a inclusão.

Logo no início, a reitora expressou sua gratidão à comunidade acadêmica e aos parceiros que ajudaram a tornar o evento possível. “Hoje celebramos uma jornada de 56 anos de história, marcada pela transformação de vidas, pela expansão de horizontes e pelo acolhimento. O tema deste ano, ‘Saber que Acolhe,’ nos faz pensar sobre a essência da Uern: uma universidade que, além de formar profissionais, acolhe sonhos, abraça desafios e se reinventa constantemente,” afirmou.

A reitora destacou as conquistas da Uern, que nasceu em 1968 com a missão de interiorizar o ensino superior no Rio Grande do Norte, e vem cumprindo esse objetivo desde então. Cicília Maia ressaltou a presença da universidade em seis municípios do estado, além dos 16 polos de Educação a Distância, que ampliam o alcance da instituição. Ela também celebrou os mais de 56 mil profissionais já formados pela universidade, reafirmando o compromisso da Uern com a inclusão e a promoção da equidade.

Outro ponto de destaque no discurso foi o reconhecimento da excelência acadêmica da Uern. A reitora comemorou o conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), em uma escala de 5, ressaltando o empenho da comunidade acadêmica para manter a qualidade dos mais de 60 cursos de graduação. “Esse reconhecimento é fruto do esforço coletivo de toda a comunidade acadêmica e reforça o papel da Uern como uma instituição de destaque no cenário educacional brasileiro,” disse Cicília Maia.

Na pós-graduação, a reitora celebrou a aprovação de dois novos cursos de doutorado, que somam-se aos 7 já existentes, além de 25 cursos de mestrado, fortalecendo ainda mais o perfil de pesquisa e formação avançada da Uern.

Ela ainda reforçou o papel acolhedor da Uern, especialmente nas políticas de permanência estudantil. A reitora anunciou a ampliação no orçamento para programas de apoio à permanência, que chegará a R$ 9,1 milhões em 2025, com um significativo aumento no número de auxílios oferecidos aos estudantes.

Ela também abordou a criação do projeto do Restaurante Universitário, considerado um marco na política de assistência estudantil. “Com fome, ninguém consegue aprender. Precisamos garantir que o Restaurante Universitário seja uma realidade em todos os nossos campi,” afirmou a reitora, fazendo um apelo ao governo do estado e à classe política para a união de esforços para viabilizar a construção das unidades. Duas delas, em Pau dos Ferros e Assú já estão previstas no Orçamento Participativo do Estado.

O discurso da reitora também destacou os projetos de extensão que aproximam a Uern das comunidades em que está inserida. Ela citou programas como o “Uern 60+,” que oferece atividades para idosos, e a recente conquista do Festival de Teatro da Uern (FESTUERN) como Patrimônio Imaterial do Rio Grande do Norte. A reitora celebrou ainda a construção do CEU da Cultura, em parceria com o Governo do Estado, no campus de Mossoró, além da concretização de um Centro Cultural do Banco do Nordeste na cidade, projetos que fortalecerão o cenário artístico e cultural da região.

Ao finalizar seu discurso, Cicília Maia reafirmou que a essência da Uern é acolher. “Acolher, para nós, é sinônimo de oferecer um ambiente onde cada um se sinta respeitado, valorizado e, sobretudo, apoiado em suas jornadas acadêmicas e pessoais. O ‘Saber que Acolhe’ é a essência de uma universidade que entende que o conhecimento é poderoso quando é compartilhado e quando abraça a pluralidade de vozes, realidades e sonhos,” concluiu.

A reitora destacou ainda o aniversário de 50 anos da Uern Assú, primeiro campus avançado da Uern e os homenageados na Assembleia dos 56 anos da universidade:

• Padre Sátiro Cavalcanti Dantas – in memorian, em reconhecimento pelo seu legado. A homenagem se deu na primeira Assembleia Universitária após o seu falecimento.
  • Dorgival Dantas – Doutor Honoris Causa
  • Luiz Katu – Professor Honoris Causa
  • Marlúcia Barros – Professora Emérita
  • Myrtis Flávia – Mérito Administrativo
  • Irmã Zelândia – Medalha da Abolição
  • Laplace Coelho – Medalha da Abolição
  • Pedro Fernandes – Medalha da Abolição

Com um discurso repleto de reflexões sobre o papel transformador da educação e o compromisso da Uern com o acolhimento, a reitora Cicília Maia reforçou os laços da instituição com a comunidade acadêmica e o estado, destacando que a Uern segue firme em sua missão de transformar vidas e construir um futuro mais inclusivo e acolhedor para todos.

Confira o discurso da reitora na íntegra