Foi realizado na tarde desta terça-feira a roda de conversa “Precisamos falar sobre a violência contra a mulher” em alusão ao 25 de novembro que é o “Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher”.
O evento virtual contou com as participações da professora do Departamento de Serviço Social da Uern Fernanda Marques e da Assistente Social do Hospital da Mulher Livia Maria.
A mediadora foi assessora da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade da Uern (DIAAD) Séphora Edite.
A professora Fernanda destacou a violência política de gênero. “Isso tem expulsado muitas mulheres dos espaços de decisão. Seja dos espaços políticos em que muitas mulheres tem sido desencorajadas e silenciadas. O nosso parlamento em todas as esferas a gente só encontra 10% do parlamento embora sejamos maioria da população”, avaliou.
Já Lívia Maria abordou a questão da violência obstétrica. Ela explicou que o debate sobre o assunto passa pelos direitos sexuais e reprodutivos.
“A gente vive sobre moldes de uma sociedade patriarcal que não entende que as mulheres têm liberdade e autonomia sobre os seus corpos e a violência obstétrica é mais uma violência que vivenciamos”, explicou.
