Com auditório lotado, foi realizada na manhã desta terça-feira, 24, mais uma atividade da campanha UERN pela Vida. Os participantes que prestigiaram a programação na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), do Campus Central, foram acolhidos com a entrega de sementes de girassol, flor símbolo da campanha.
A atividade contou com uma roda de conversa sobre depressão e prevenção ao suicídio, com os psicólogos Bianca Valente e Evangelista de Lima, e a psiquiatra Geilne Alves Queiroz. A proposta é conscientizar a população sobre o que é a depressão, como reconhecer seus sintomas e, assim, poder ajudar as pessoas próximas que sofrem com a doença.
“O suicídio é uma questão de saúde pública. Cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio por ano, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Destes casos, 90% estão relacionados a algum transtorno mental, sendo a depressão o mais frequente. Por isso, precisamos falar sobre suicídio e depressão para que as pessoas possam reconhecer os fatores de risco e ajudar a prevenir novos casos”, relata Geilne Alves Queiroz, que é egressa da UERN.
Após o debate, o grupo Psicoarte, da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), apresentou o espetáculo “Luto: Entre o caos e o silêncio”. A programação contou ainda com atividades do do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (NUPICS), da Faculdade de Enfermagem (FAEN).
A programação desta terça-feira faz parte das ações da campanha UERN Pela Vida, que vem sendo realizada ao longo deste mês com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção ao suicídio e aos sinais que indicam depressão.
A campanha UERN pela Vida é promovida pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), por meio da Assessoria de Desenvolvimento Organizacional e em parceria com diferentes pró-reitorias, diretorias e assessorias da Universidade.