...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Reunião debate propostas relacionadas à inclusão das pessoas LGBTQIAPN+

Na manhã desta quinta-feira, 13, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) sediou uma reunião com entidades representativas para discutir ações que promovam respeito e dignidade das pessoas LGBTQIAPN+. O encontro foi organizado pela pedagoga, egressa da Uern e militante do movimento, Ariel Rodrigues Freitas.

Participaram da reunião representantes da Uern, da Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM), através das Secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e Cultura; da Câmara Municipal de Mossoró (CMM); da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subsecção de Mossoró; da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa); e da Comissão de Minorias.

Na ocasião, Ariel Rodrigues destacou a importância de pensar em ações que garantam a inclusão, o respeito e oportunidades para uma vida digna, sem discriminação e ameaças. Ela ressaltou que é fundamental a participação de universidades, poder público e demais instituições sociais na promoção e garantia dos direitos das minorias.

Ela ressaltou o papel da Uern em sua vida, dando-lhe a oportunidade de cursar o ensino superior, e a importância que as Universidades têm na promoção da inclusão das pessoas LGBTQIAPN+. “A Uern é uma importante aliada na luta pela inclusão. Com a inauguração da DIAAD, a Uern teve um grande avanço na inclusão e diversidade”, observa, ressaltando que ainda é preciso avançar mais.

Ariel Rodrigues apontou que é necessário que o poder público invista mais recursos em ações voltadas para a causa LGBTQIAPN+. Ela sugere também que sejam realizadas ações de formação continuada para uma educação inclusiva, acompanhamento especializado nas UBSs, celebração de datas que reforcem o movimento histórico de resistência e de luta da comunidade LGBTQIAPN+, a criação e manutenção do Conselho Municipal de Políticas Públicas LGBTQIAPN+, entre outras.

A reitora Cicília Maia parabenizou Ariel Rodrigues pela iniciativa de propor esse encontro tão importante para discutir questões sobre a inclusão. “Ariel nos fez uma fala com pertença, de uma pessoa que tem conhecimento de causa, importante para pensarmos como a gente pode discutir ações para avançarmos em uma pauta tão importante. Nosso intuito é discutir propostas e pensarmos conjuntamente em como tirar as ideias do papel e colocar em ações concretas”, diz.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support