Reunião debate propostas relacionadas à inclusão das pessoas LGBTQIAPN+

Na manhã desta quinta-feira, 13, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) sediou uma reunião com entidades representativas para discutir ações que promovam respeito e dignidade das pessoas LGBTQIAPN+. O encontro foi organizado pela pedagoga, egressa da Uern e militante do movimento, Ariel Rodrigues Freitas.

Participaram da reunião representantes da Uern, da Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM), através das Secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e Cultura; da Câmara Municipal de Mossoró (CMM); da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subsecção de Mossoró; da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa); e da Comissão de Minorias.

Na ocasião, Ariel Rodrigues destacou a importância de pensar em ações que garantam a inclusão, o respeito e oportunidades para uma vida digna, sem discriminação e ameaças. Ela ressaltou que é fundamental a participação de universidades, poder público e demais instituições sociais na promoção e garantia dos direitos das minorias.

Ela ressaltou o papel da Uern em sua vida, dando-lhe a oportunidade de cursar o ensino superior, e a importância que as Universidades têm na promoção da inclusão das pessoas LGBTQIAPN+. “A Uern é uma importante aliada na luta pela inclusão. Com a inauguração da DIAAD, a Uern teve um grande avanço na inclusão e diversidade”, observa, ressaltando que ainda é preciso avançar mais.

Ariel Rodrigues apontou que é necessário que o poder público invista mais recursos em ações voltadas para a causa LGBTQIAPN+. Ela sugere também que sejam realizadas ações de formação continuada para uma educação inclusiva, acompanhamento especializado nas UBSs, celebração de datas que reforcem o movimento histórico de resistência e de luta da comunidade LGBTQIAPN+, a criação e manutenção do Conselho Municipal de Políticas Públicas LGBTQIAPN+, entre outras.

A reitora Cicília Maia parabenizou Ariel Rodrigues pela iniciativa de propor esse encontro tão importante para discutir questões sobre a inclusão. “Ariel nos fez uma fala com pertença, de uma pessoa que tem conhecimento de causa, importante para pensarmos como a gente pode discutir ações para avançarmos em uma pauta tão importante. Nosso intuito é discutir propostas e pensarmos conjuntamente em como tirar as ideias do papel e colocar em ações concretas”, diz.