Reunião com representantes da China debate implantação de residência tecnológica em Apodi

No último sábado, 8, foi realizada uma reunião na sede do Instituto de Cooperação Internacional Campesino (IAPC), na Ásia, para discutir questões sobre o fortalecimento da parceria Brasil-China para Mecanização Agrícola da Agricultura Familiar, na qual a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) é uma das instituições parceiras. No encontro, foi debatido a realização de uma residência tecnológica para promover intercâmbio entre estudantes e pesquisadores dos dois países.

A residência é desenvolvida por meio de uma parceria entre a Uern, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) e movimentos sociais. Esta será a primeira residência em mecanização da agricultura do Brasil.

“O objetivo central dessa residência é viabilizar a ida de estudantes, técnicos, pesquisadores e professores brasileiros para a China e a vinda também desses grupos para o Brasil no sentido de incrementar a parceria Brasil China pra mecanização da agricultura familiar”, explica o titular da Sedraf e professor da Uern, Alexandre Lima.

Ele informa que o primeiro grupo de estudantes chineses deverá chegar ao Brasil em Agosto. “O grupo ficará em Apodi, onde é a sede do Centro de Inovação e Tecnologia para Mecanização Agrícola – um Centro de Agricultura Inteligente, e também será a sede da residência no Nordeste”, diz o secretário.

A Universidade Agrícola da China (CAU, sigla em inglês para China Agricultural University), da Associação Internacional para a Cooperação Popular (IAPC/BAOBAB), o Governo do Estado, através da Sedraf, Universidades e instituições parceiras deverão aprofundar e discutir as questões referentes a operacionalização dessa residência em mecanização agrícola no Estado.

O programa de Mecanização Agrícola da Agricultura Familiar prevê a testagem de 31 máquinas chinesas, em assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), cooperativas e em unidades de agricultura familiar. A proposta é que o Centro funcione como um ambiente de pesquisa e desenvolvimento tecnológico que busque oferecer avanços e soluções relacionadas à agricultura familiar na região.