Residências em Saúde realizam aula inaugural

Os alunos ingressantes da Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade e das residências médicas em Ginecologia e Obstetrícia e Medicina da Família e Comunidade da Uern tiveram sua aula inaugural realizada na manhã desta quarta-feira (1º), na Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte.

As novas turmas das residências contaram com um total de 38 estudantes, de cursos como Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social.

A cerimônia de acolhida foi presidida pelo professor Lucídio Clebeson de Oliveira, coordenador da Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Saúde da Família e Comunidade, que deu boas-vindas aos residentes e destacou a relevância das residências para a comunidade acadêmica e para a comunidade.

O impacto das residências no município também foi enaltecido pela secretária de Saúde de Mossoró, Morgana Dantas, que representou a gestão municipal no evento. “Vocês vão fazer uma diferença muito grande na vida de outras pessoas”, frisou a secretária.

A aula inaugural também contou com a presença da professora Andrea Taborda, coordenadora da Comissão de Residência Médica (Coreme). A docente ressaltou o papel da Uern e das residências na interiorização da saúde no Estado e no desenvolvimento de ações e projetos que se tornaram referência para instituições de outros estados e países.

Também presente à cerimônia, o diretor da Faculdade de Enfermagem (Faen) e coordenador da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu), Rafael Soares, destacou a integração entre as residências, com profissionais de diversas áreas, como um dos elementos responsáveis pelo alto desempenho dos programas.

“Esse compartilhamento de experiências é um dos motivos para que nossas ações sejam tão bem avaliadas”, salientou.

A cerimônia contou ainda com a presença do professor Wogel Sanger, representando a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg). “A Uern tem essa inquietação de se empenhar para a concretude de sonhos”, pontuou o professor, destacando o empenho da Instituição para proporcionar uma formação de qualidade e as transformações resultantes na sociedade.

Além da aula realizada nesta manhã, os ingressantes das residências participarão de uma série de atividades até o fim da semana, incluindo visita à secretaria municipal de saúde, apresentação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) onde os profissionais irão atuar e apresentação dos ambulatórios das residências em saúde.