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Residência Pedagógica prorroga inscrições de candidatos a preceptores até 3 de julho

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) publicou alteração no Edital nº 135/2023 – PROEG, que trata da reabertura do processo de inscrição para a função de professores(as) preceptores(as) do Programa Residência Pedagógica 2022/2024, previsto na Portaria Capes nº 82/2022 e pelo Edital Capes nº 24/2022.

São duas vagas para bolsistas, não cinco como anteriormente divulgado, e cadastros de reserva ilimitados. Além disso, o período de inscrições agora se encerra em 3 de julho, não mais 23 de junho. Com isso, as datas posteriores foram todas postergadas, com a divulgação da homologação das inscrições em 5 de julho e divulgação do resultado final em 11 de julho. A análise das cartas de intenção e dos currículos ficou para 12 a 14 de julho, resultado parcial em 18 de julho e o resultado final até 21 de julho.

Foram alteados ainda os e-mails do subprojeto de História do Campus Mossoró e de Pedagogia do Campus de Assú.

São requisitos cumulativos mínimos para participação e recebimento de bolsa na função de preceptor:

I – possuir diploma de licenciatura em área do conhecimento correspondente à área do subprojeto;

II – possuir experiência mínima de 2 (dois) anos no magistério da educação básica;

III – ser professor em efetivo exercício na escola-campo que abrigará o subprojeto, atuando em sala de aula na área ou na etapa correspondente ao curso que compõe o subprojeto;

IV – possuir disponibilidade de tempo para se dedicar às atividades relacionadas à sua função no PRP; e

V – Não possuir parentesco com a coordenação institucional ou com docentes orientadores.

O valor mensal da bolsa é de R$ 1.100,00, custeadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e está definida para um período máximo de até dez meses, com vigência a partir do início das atividades.

O Programa Residência Pedagógica é vinculado à Capes, e tem por finalidade fomentar projetos institucionais, dentre os quais o Residência Pedagógica, implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura.

Confira o aditivo.

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