Residência médica da Uern oferece serviços de ginecologia e obstetrícia para a população local

O Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, da Faculdade de Ciências da Saúde (Facs) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) oferece, há nove anos, qualifiação profissional de ponta em sua área.

Além disso, assegura que se realize um serviço de saúde para pacientes de Mossoró e Região em situação de vulnerabilidade social, diante da atuação dos médicos no Sistema Único de Saúde (SUS).

O programa, cuja importânica se sobressai no Dia Internacional da Mulher, é motivo de orgulho da professora Ma. Isabelle Cantidio, coordenadora da residência.

“A Uern, através desse programa, possibilitou a abertura de novos campos de trabalho, ambulatórios especializados em ginecologia e obstetrícia natal de alto risco, como o pré-natal de adolescente, como o pré-natal de diabetes, como o atendimento a vítimas de violência sexual, como aqueles de quem precisa de orientações no planejamento familiar ou em um climatério, além de contribuir para a ginecologia em geral”, declarou a professora.

Assim, a coordenadora reforça que, com isso, a Universidade cumpre o seu papel social, oferecendo a oportunidade de novos profissionais se qualificarem na cidade e, na formação, entenderem as demandas locais e contribuírem de uma forma qualificada para aumentar a qualidade da atenção da saúde no município, especialmente a saúde pública. “O binômio do ensino e do serviço é  extremamente valorizado”, finaliza.

No final de fevereiro, a residência realizou o descerramento da placa dos concluintes de sua 5ª turma, oportunidade na qual o médico Inavam Lopes da Silveira, homenageado, declarou que “os profissionais que participam da residência médica da Uern saem prontos”.

A Uern possui três residências em Saúde. Além de Ginecologia e Obstetrícia, há formação em Medicina de Família e Multiprofissional.