Representantes da ação “Virada Cultural Amazônia de Pé 2024”, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) recolheram a primeira assinatura da Instituição para levar o projeto de Lei Amazônia de Pé ao Congresso Nacional, um projeto de lei de iniciativa popular para proteger as florestas públicas da Amazônia. Em um ato simbólico, a reitora Cicília Maia assinou o documento, reforçando o apoio da Uern, enquanto instituição, às causas de sustentabilidade.
Para incentivar o engajamento de toda a comunidade acadêmica, representantes da iniciativa deixarão fichas para coleta de assinaturas na reitoria da Uern, nas Pró-reitorias, nas Faculdades e Biblioteca. As fichas ficarão disponíveis até o dia 13 de setembro. “É muito importante o envolvimento de toda a comunidade acadêmica nessa luta”, frisa a Profª. Ma. Ana Luíza Bezerra, uma das coordenadoras da iniciativa.
Com a atividade “Virada Cultural Amazônia de Pé 2024”, instituições e entidades de todo o país celebram as culturas amazônicas e toda sua riqueza de identidades e expressões artísticas, bem como denunciam os ataques contra a floresta, seus povos e o clima. Neste ano, a programação em defesa da Amazônia será entre os dias 05 e 08 de setembro.
A Uern integrará as atividades, com uma variada programação que inicia na próxima quinta-feira, 5, no campus Mossoró e em escolas públicas no município. A programação é organizada pelo grupo de pesquisa Geografia Física do Semiárido, do Departamento de Geografia, e estudantes de do componente curricular Educação Ambiental (6º e 8º períodos).
A abertura será na quinta-feira, 5, com coletas de assinatura e diálogos no campus Mossoró, no período da manhã e tarde. À noite, a partir das 19h30, haverá exposição sobre a Amazônia, seus serviços ecossistêmicos e sua importância no contexto das mudanças climáticas, e uma roda de debate na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic).
No dia 6 de setembro, serão realizadas visita a Escolas Públicas de Mossoró, onde haverão rodas de conversa e oficinas de pintura. Já no dia 07 de setembro, será realizado o Dia da Amazônia, com atividades em diferentes municípios do Rio Grande do Norte e do Ceará. O momento contará com uma ação comunitária, a proposta é que todos os estudantes entrevistem seus vizinhos, familiares ou membros da comunidade rural sobre o conhecimento e a percepção sobre o Dia da Amazônia.
O evento tem como objetivo promover a sensibilização da população brasileira no apoio à garantia dos direitos dos povos da Amazônia e na preservação do território, além de incentivar ativistas e coletivos, em especial os da região amazônica, em sua mobilização por Justiça Climática.
⇒ Confirma a programação na Uern:
Dia 05/09
Momento Cultural e Informativo na Uern Mossoró:
* Exposição Cultural: Organização de um momento cultural na Fafic da Uern, com uma exposição sobre a Amazônia, seus serviços ecossistêmicos e sua importância no contexto das mudanças climáticas.
* Atividades:
– Apresentações artísticas.
– Painéis informativos sobre a Amazônia e as mudanças climáticas.
– Discussões sobre o papel do Brasil na COP 30.
Dia 06/09
Visita a Escolas Públicas de Mossoró:
* Roda de Conversa: Visita a três escolas públicas de Mossoró para discutir educação ambiental, mudanças climáticas, a importância da Amazônia e a COP 30 em Belém.
* Oficina de Pintura: Realização de uma oficina de pintura e representação cultural da Amazônia brasileira, incentivando a expressão artística e a conscientização ambiental dos alunos.
Dia 07/09 – Dia da Amazônia
Atividade em Diferentes Municípios do Rio Grande do Norte e do Ceará.
* Ação Comunitária: Todos os estudantes irão entrevistar seus vizinhos, familiares ou membros da comunidade rural sobre o conhecimento e a percepção sobre o Dia da Amazônia.
o Perguntas Norteadoras:
- Você sabe que existe um Dia da Amazônia?
- Qual a importância da Amazônia para o Brasil e para o mundo?
- O que você sabe sobre a COP Clima?
- Qual é o papel dessa reunião no debate sobre mudanças climáticas?
o Explicação: Os estudantes irão explicar a importância da Amazônia, mencionar que a COP Clima de 2030 ocorrerá em Belém e destacar o papel do Brasil nas discussões e soluções para as mudanças climáticas.