Relatório da 2ª etapa do Programa Jovem do Futuro é entregue nesta terça-feira, 23

Vitória Araújo – Estagiária de Jornalismo

Nesta terça-feira (23), foi realizada a entrega do relatório da segunda etapa do Programa Jovem do Futuro, da Prefeitura Municipal de Mossoró. Desde o início o programa já conseguiu capacitar aproximadamente dois mil jovens da educação básica, com o apoio da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

O evento reuniu, além de representantes da Uern, representantes da Prefeitura de Mossoró e da Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (Funcitern).

Foram entregues relatórios acadêmicos que refletem a atuação dos 63 monitores, de diferentes cursos, que receberam capacitação e formação para atuarem na facilitação da iniciativa de educação dos jovens.

Para a professora Érica Louise, coordenadora acadêmica do Programa Jovem do Futuro na Uern, os monitores também são jovens que falam para os jovens da educação municipal e servem como inspiração para que eles cheguem até a Universidade.

“A Uern é um grande mecanismo social de transformação. É através desse Programa que a gente consegue contemplar dois mil jovens, e são também duas mil famílias do nosso município. E é através da educação que transformamos a vida de muitas pessoas, dando esse farol de esperança de um futuro melhor”, frisou a coordenadora.

Erison Torres, idealizador do projeto Jovem do Futuro, relata que a criação do Programa Jovem do Futuro veio de uma inquietação enquanto ex-militante do movimento estudantil da Uern.

“Adolescentes entre 15 e 18 anos ingressando no mercado de trabalho, iniciando sua vida adulta, e precisavam de uma política pública para incentivar no desenvolvimento de suas potencialidades, para compreender a dimensão da importância do jovem na sua comunidade, no empoderamento e sobretudo na capacidade para o mercado de trabalho”, relatou Erison.

Para a secretária Morgana Dantas, que responde interinamente pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Mossoró, a Uern é a “cereja do bolo” do Programa, com sua participação na metodologia e pedagogia do projeto. “A Universidade está tirando esses jovens de situações de vulnerabilidade, fazendo com que tenham um futuro melhor”, frisou a secretária.

Arthur Neo, aluno do curso de Ciências Econômicas da Uern e bolsista pelo segundo ano seguido do Programa Jovem do Futuro, relata a importância do projeto em trazer a visão empreendedora e cidadã para os alunos da rede pública. “Esse projeto impactou na vida de maneira que esse jovens conseguiram, além de entender um pouco mais o que é cidadania para eles, conseguiram se inserir no mercado de trabalho ainda durante o período estudantil”, destacou Arthur.

Além da Uern, são parceiros na oferta de cursos de cidadania e profissionalizantes o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).