Reitoria participa de reunião com Fórum de Chefes de Departamentos

Na tarde desta terça-feira, 13 de junho, dando sequência a uma série de reuniões, a Reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), participou de uma reunião remota com o Fórum de Chefes de Departamentos.

Participativa, a reunião contou com a presença de mais de 50 pessoas, entre Chefes de Departamentos e integrantes da gestão da Universidade. A pauta girou em torno de um documento com 20 pontos que foram apresentados pelo Fórum à administração superior da Uern.

A professora Syrleide Dias, coordenadora do Fórum, destacou que o coletivo tem um papel fundamental na Universidade: “Este é um órgão importante, com peso político… Agrega os chefes de departamento que estão na base, no chão da universidade. A intenção é aprofundar o diálogo, para que a gente possa, cada vez mais, melhorar nosso desempenho”, destacou Syrleide, que apresentou em seguida diversos assuntos relacionados aos departamentos.

Em sua fala, a reitora Cicília Maia, ao lado do vice-reitor Chico Dantas, ressaltou pontos significativos como o compromisso com a co-gestão. “O grande desafio dos gestores é gerir situações adversas de forma rápida, mirando nas ações que podem ser desenvolvidas pela Uern. Este é um momento muito oportuno. A gente precisa ter o conhecimento de todo o processo”, afirmou Cicília Maia destacando o momento estratégico de construção do Plano Plurianual (PPA) nas esferas federal e estadual. “Nossa autonomia financeira só foi possível porque constava no PPA. Precisamos garantir a repactuação de nossa autonomia”, destacou Cicília.

Reunião ocorreu de forma remota

Uma das questões mais discutidas pelos chefes de Departamento foi com relação à contratação temporária de servidores, especialmente professores temporários. A atualização do quadro de servidores da Uern foi apontada pela reitora Cicília Maia como um ponto crucial. Essa atualização está tramitando junto ao Governo do Estado, no Gabinete Civil, desde o ano passado.

Ainda sobre o assunto da contratação de professores temporários, que foi cobrada pela maioria dos chefes de Departamentos, o professor Luís Marcos Guerra, pró-reitor adjunto de Gestão de Pessoas, reforçou a necessidade de ampliar o quadro de servidores da Uern, e detalhou questões legais sobre contratação de professores provisórios, pois o edital está aguardando análise da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

A reunião foi conduzida pelo chefe de gabinete, prof. Lauro Gurgel de Brito e contou com diversas falas e esclarecimentos.