...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Reitoria e comissão da Aduern debatem campanha salarial

A campanha salarial dos servidores docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) foi a pauta principal de reunião entre reitoria e comissão de reajuste salarial da Associação dos Docentes da Uern (Aduern), realizada nesta terça-feira (04). 

Conforme acordo entre a Reitoria e as entidades representativas dos servidores da Uern (docentes e técnicos), celebrado durante a elaboração e aprovação dos projetos de lei que instituíram a Autonomia Financeira e o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos servidores da Instituição, a campanha salarial estaria alinhada ao ciclo de quatro anos referente à pactuação da autonomia. Dessa forma, a campanha salarial atualmente em discussão precisa estar finalizada até o ano de 2025. Isso porque, em 2025, será feita a repactuação da autonomia financeira, e o índice de reajuste salarial precisa estar alinhado com os percentuais previstos para o período de 2026 a 2029.

A previsão é que a implementação desses reajustes comece em 2026, início do novo ciclo da autonomia financeira após a primeira repactuação.

De acordo com a reitora Cicilia Maia, a mesa de negociação está aberta ao diálogo, com o objetivo de elaboração de uma proposta conjunta, que contemple os anseios dos servidores docentes e técnicos da Uern e a realidade financeira da Universidade para que, a partir daí, se possa iniciar uma a luta conjunta para viabilizar o projeto junto ao Governo do Estado e à Assembleia Legislativa, como aconteceu nas pautas anteriores. A reitora ainda ressaltou que é necessário observar as dificuldades do ponto de vista fiscal e financeiro que o Estado do Rio Grande do Norte está enfrentando e as limitações impostas pelos órgãos de controle. Ela lembrou ainda que é necessário continuar a luta de outro pleito, que é a atualização do Quadro de Servidores da Uern. 

“Não desistiremos de lutar continuamente pela valorização de nossos servidores e pelas conquistas alcançadas. Sabemos como seguir em frente e precisamos unir forças e estratégias para alcançar nossos objetivos. Reconhecemos o processo histórico que levou à defasagem salarial apresentada pela Aduern, no entanto, é necessário considerar o impacto financeiro na universidade ao reajustar os salários dos docentes e técnicos. Esse reajuste precisa ser compatível com nossa autonomia financeira”, afirmou a reitora.

Em assembleia recente, a Aduern aprovou a proposta de um reajuste de 97%. No entanto, a reitora afirmou que esse índice é inviável devido à realidade financeira da universidade, de acordo com os percentuais da autonomia já aprovada até 2025. 

O presidente da comissão, Márcio Kleber, lembrou que além da campanha salarial, é necessário repensar alternativas para outras pautas, como a recomposição e ampliação do quadro de professores. Quanto ao percentual de reajuste, ele solicitou à Reitoria um índice possível para ser apresentado à categoria como forma de contra-proposta. 

Após a reunião com a reitoria, a comissão permaneceu reunida com a equipe técnica para discutir projeções e elaborar a proposta que será apresentada em assembleia da Aduern. 

 

O presidente da Associação dos Docentes, Jefferson Garrido, participou da reunião e elogiou o momento de diálogo com a Reitoria. Ele ressaltou a autonomia da comissão e importância da manutenção do diálogo permanente para alcançar os objetivos comuns.

“Acredito que estamos dentro do mesmo espírito, que é procurar o que é melhor e fazer com que os anseios da maioria sejam trazidos para a mesa e discutidos com a categoria”, afirmou o presidente da Aduern. 

 

“O diálogo está aberto, e precisamos de maturidade para preservar nossa autonomia. Temos um compromisso com a universidade de dar um passo sólido em direção a consolidação de nossas conquistas” finalizou a reitora Cicilia Maia.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support