Reitoria dialoga com o Decom e a Fafic sobre a implantação dos canais públicos de TV e FM

A inserção da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) na Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), por meio dos canais já autorizados da UERN TV e UERN FM, foi tema de uma reunião da reitora Cicília Maia e do vice-reitor Chico Dantas, com estudantes, professores e técnicos do Departamento de Comunicação Social (Decom) e com a direção da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic).

Com três cursos diretamente relacionados ao exercício da Comunicação – Jornalismo, Publicidade, Rádio, TV e Internet – o engajamento da comunidade do Decom é essencial para o funcionamento dos canais públicos conquistados pela Uern.

A reitora Cicília Maia resgatou a trajetória da conquista desses canais. “Esse sonho vem de gestões passadas. Estivemos em Brasília recentemente e nosso diálogo com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) tem sido constante. Tive a oportunidade de falar ao ministro Paulo Pimenta sobre esse momento de construção da Comunicação Pública, com a cara e com sotaques de todo o Brasil. Temos 14 universidade estaduais fazendo parte dessa rede”, afirmou a reitora.

A reunião possibilitou um momento de escuta sobre a necessidade de atualizar o quadro de servidores, aquisição de equipamentos, a estrutura para implantação dos canais, grade de programação e estágios.

O diretor da Fafic, Marcílio Falcão, e o chefe do Decom, Heitor Rezende, falaram sobre a importância da integração dos três cursos, bem como de outros cursos da Uern, e a disponibilidade para colaborar em outras frentes.

Os dois canais públicos de TV e FM, além de prestar um grande serviço à sociedade na democratização da informação, também representam ambientes ideais para que os estudantes em formação possam aliar a teoria à prática.