Reitora solicita emenda à bancada federal do RN para o orçamento de 2024

A reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), profa. Dra. Cicília Maia, participou, nesta quinta-feira (16), em Natal, da reunião da Bancada Federal do Rio Grande do Norte. Presidida pelo coordenador da bancada, deputado federal Benes Leocádio, a reunião teve o objetivo de escutar as entidades e elencar as prioridades na destinação de emendas ao Orçamento de 2024.

Na oportunidade, a reitora agradeceu o apoio recebido pelos parlamentares na indicação de emendas nos últimos anos para a Uern e apresentou a proposta do “Uern Cidades” – programa itinerante que tem o objetivo de levar atendimentos, palestras, oficinas e desenvolvimento de projetos relacionados a cursos de graduação e pós-graduação às populações de municípios pequenos e médios do interior do Rio Grande do Norte.

Para executar o “Uern Cidades”, a universidade necessitará de uma frota móvel especializada que garanta as condições de promover a itinerância destas atividades, em parceria com Governo Federal, Estadual, prefeituras, organizações da sociedade civil e empresas.

Para aquisição da frota móvel, composta de quatro veículos, a Uern solicitou uma emenda no valor de R$ 2.500.000,00 (dois milhões e quinhentos mil reais), para o orçamento de 2024.

“Já apresentamos no último mês, em Brasília, nossos pedidos de emendas individuais e hoje trouxemos essa proposta para a emenda de bancada. Os deputados, deputadas e senadores com os quais conversamos reconhecem a importância da Uern para o nosso Estado. Esperamos que eles analisem nosso pleito e nos apoiem nessa missão de transformar vidas por meio da educação”, avaliou a reitora Cicília Maia.

A estrutura da proposta “Uern Cidades” é composta de quatro veículos tipo Van/Furgão, adaptados, com os seguintes perfis:

• Unidade Móvel Terrestre de Inovação, Ciência e Tecnologia (UMT-ICT) – veículo especialmente projetado para promover a difusão do conhecimento científico, a inovação e a tecnologia. Trata-se de uma van equipada com recursos avançados para realizar atividades de pesquisa, projeções práticas, capacitação e divulgação científica em diferentes localidades;
  • Unidade Móvel Terrestre de Saúde e Assistência Social (UMT-SAS) – unidade fornece serviços de saúde e apoio social a comunidades remotas, proporcionando acesso universal a cuidados básicos de saúde e serviços sociais. A mobilidade permite campanhas educativas, vacinações e promoção de práticas saudáveis, contribuindo para a prevenção de doenças e a promoção da saúde;
  • Unidade Móvel Terrestre de Cidadania e Direitos Humanos (UMT-CDH) –  equipamento que atuará em comunidades urbanas e rurais com atendimentos às populações na área de direitos humanos, cidadania, acesso à justiça gratuita, diversidade, incluindo as comunidades tradicionais (quilombolas, indígenas, ciganas e terreiros);
  • Unidade Móvel Terrestre de Cultura (MovCeu) – equipamento cultural itinerante voltado à realização de ações culturais em áreas predominantemente ocupadas por famílias de baixa renda, inseridas em municípios com menos de 20 mil habitantes; em áreas rurais ou em áreas urbanas com restrições para construção de equipamentos culturais públicos. É uma iniciativa do programa Territórios da Cultura, do Ministério da Cultura, que prevê a aquisição, por parte de estados, o Distrito Federal e os municípios, bem como suas respectivas Autarquias e Fundações Públicas, de um veículo do tipo Van/furgão, adaptado e equipados para servirem de equipamento cultural itinerante.

Além da proposta de emenda de bancada para a Uern, a reitora e o subchefe de Gabinete, prof. Jandeson Dantas, entregaram aos parlamentares uma cópia dos ofícios encaminhados com as solicitações de emendas para a Universidade.